sábado, 16 de maio de 2015

BRT opera duas novas linhas. Usuários aprovaram, com queixas

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda


Duas novas linhas de BRT da Região Metropolitana iniciaram a operação neste sábado (16) dentro do traçado do Corredor Norte/Sul. São mais 20 estações funcionando com o desafio de garantir agilidade. A reportagem do Diario testou o percurso em funcionamento e o serviço foi parcialmente aprovado pelos usuários. Congestionamentos e falta de faixa exclusiva ainda são entraves. A linha completa é prevista para ser entregue até o fim deste mês, depois de atrasos. A real promessa era para a Copa do Mundo de 2014.

A tranquilidade reinou no Corredor Norte/Sul. Nas portas de vidro de cada parada um adesivo amarelo com a frase “estamos funcionando” indica a novidade para os passageiros. Uma das linhas sai do Terminal Integrado de Igarassu e a outra do TI Pelópidas Silveira. Ambas passam pelo Bairro do Recife. Com velocidade média de 50 quilômetros por hora, o BRT gastou 50 minutos da estação Ístimo do Recife, no Cais do Apolo, para o TI de Igarassu. Para os usuários e motoristas estreantes no equipamento, o desafio é manter a agilidade das linhas durante a semana, em horário de pico.

“A diferença é muito grande. Isso aqui é o antiestresse”, definiu Ezequiel Andrade, 47 anos, que ontem conduzia pela primeira vez oficialmente um BRT. Ele, que fez um curso para operar o veículo, se referiu à qualidade do equipamento em relação aos ônibus comuns. “Não tem cheiro de diesel nem barulho de motor, dois fatores que adoecem muitos profissionais. Também não há calor e o contato com os passageiros é mínimo”, relatou. Para ele, é preciso educar a população para respeitar a faixa exclusiva do BRT.

A invasão de veículos na faixa que deveria ser exclusiva para o BRT e o congestionamento nas áreas de tráfego misto são os principais impecilhos da velocidade. O sistema, que devria ter sido entregue antes da Copa do Mundo de 2014, tem novo prazo de conclusão para o final de maio deste ano e será inaugurado sem as faixas exclusivas. Somente o acesso às estações terá espaço exclusivo.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog