Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda |
O novo polo industrial localizado no Litoral Norte do Estado, que congrega fábricas como a Hemobrás, Jeep, Itaipava e do setor vidreiro, despertou preocupação no Governo e no empresariado com relação ao transporte dos milhares de trabalhadores que já começaram a realizar o deslocamento para a área. Uma das possibilidades para atender à demanda, que deverá ser superior a 10 mil pessoas por dia, é ampliar o Corredor Norte-Sul do Bus Rapid Transit (BRT) até o município de Goiana. Com isso, o ramal que ainda funciona incompleto só até o Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, quando estiver em plena operação, seguirá do Centro do Recife até Goiana. Pelo projeto atual, o ponto final do sistema está previsto para o Terminal Integrado da cidade de Igarassu.
A informação foi confirmada por empresários da região, que atualmente
gastam com o fretamento de veículos para o transporte dos trabalhadores.
Segundo o sócio proprietário da Intervidro, Edson do Ó Filho, a
ampliação do corredor do modal de transporte público até Goiana foi
levantada na última reunião da Associação das Empresas de Goiana (AEG),
realizada no início de abril. “Hoje são as empresas que pagam os ônibus
para o transporte dos funcionários“, disse.
Outra possibilidade para atender os passageiros é a criação de linhas de
transporte municipais, fazendo integração com o TI de Igarassu. De lá,
os trabalhadores poderiam utilizar o BRT para chegar até as outras
cidades cortadas pelo corredor de transporte.
MUDANÇAS - O diretor de operações da Empresa
Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Antônio Neves,
esclareceu que, para dar conta da demanda até essa região da Zona da
Mata, a partir do dia 1º de maio haverá mudanças no itinerário das
linhas Goiana/Condado, que passará a atender o Polo Farmacoquímico, e
Goiana/Itambé que passará a atender o Polo Automotivo. O gestor informou
também qu haverá a criação da linha Goiana-Itaquitinga e o incremento
nos horários da linha Recife-Goiana.
Já a Secretaria das Cidades pasta responsável pelas obras de construção
dos ramais do BRT, informou desconhece a ampliação do Norte-Sul.
Folha PE
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