Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda |
O criador do sistema BRT, o urbanista Jaime Lerner, primeiro a
implantar um modelo de transporte com corredores exclusivos e segregados
para ônibus, estações em nível e pagamento antecipado, na década de
1970 em Curitiba, afirma que o sistema implantado no estado não condiz
com as premissas de seu modelo.
Exportado para o mundo inteiro na sigla de Transporte Rápido por
Ônibus (Bus Rapid Transit), foi também escolhido para dois corredores de
transporte da RMR: Norte/Sul e Leste/Oeste. Previstos para serem
entregues até a Copa, os dois corredores chegaram ao primeiro semestre
de 2015 sem operar da forma prevista.
Sem faixa segregada ao longo do seu percurso, os ônibus do BRT ficam
presos nos congestionamentos e até mesmo nos trechos onde a faixa é
exclusiva ocorrem invasões por falta de segregação do espaço. Pelo menos
duas estações de BRT (Tacaruna e Prefeitura) tiveram parte do teto
danificado por caminhões na faixa destinada ao ônibus. “Não acompanhei
as obras, mas isso não é BRT”, ressaltou Jaime Lerner em entrevista
durante um seminário de mobilidade promovido, na última quarta-feira,
pela Volvo, em Curitiba.
A Cruz Cabugá é um dos trechos mais complicados do Norte/Sul. O
corredor tem nova promessa de ser entregue no fim de junho. Ainda faltam
seis estações e o terminal de integração de Abreu e Lima. A operação
chegou a Igarassu no sábado.
Já o Leste/Oeste não tem nem previsão de ficar pronto. Faltam os
terminais da 2ª e 3ª perimetrais e das estações de Camaragibe e Conde da
Boa Vista. Também não há faixa exclusiva em Camaragibe e alguns trechos
da área central da cidade. “O sistema perdeu o R de rápido. Sem
segregação não há confiabilidade. Ele precisa ser concluído”, apontou o
professor da UFPE Leonardo Meira.
O gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte
Metropolitano, André Melibeu, reconhece as dificuldades operacionais.
“Enquanto o corredor de ônibus não estiver segregado, ele não será um
BRT puro. Não sei quando haverá a segregação. Mas o corredor tem que
operar como trem sem nada na frente. Mas a obra ainda não está pronta”,
afirmou. A Secretaria das Cidades informou que a segregação dos
corredores será feita após a conclusão das estações e que o projeto da
circulação com intervenções necessárias depende de aprovação da CTTU. As
obras foram iniciadas em 2012.
Saiba mais
As premissas básicas do BRT
Corredor exclusivo e segregado
Estações com pagamento antecipado
- Monitoramento dos ônibus no corredor por um central de controle
- Regularidade das viagens
Estações com pagamento antecipado
- Monitoramento dos ônibus no corredor por um central de controle
- Regularidade das viagens
As nossas premissas
- Corredor com parte da faixa exclusiva na PE-15 (Norte/Sul)
- Corredor com faixa exclusiva na Caxangá (Leste/Oeste)
- Estações com pagamento antecipado
- Ausência de monitoramento dos corredores
- Sem previsão de regularidade das viagens
- Corredor com faixa exclusiva na Caxangá (Leste/Oeste)
- Estações com pagamento antecipado
- Ausência de monitoramento dos corredores
- Sem previsão de regularidade das viagens
Operação atual dos corredores
Norte/Sul
De 5 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 16km/h
De 5 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 16km/h
Leste/Norte
De 6 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 20km/h
De 6 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 20km/h
Projetado para o Norte/Sul
- 180 mil é a demanda estimada
- 26 estações previstas
- 15 em operação
- 6 sem operação
- 5 pendentes
- 26 estações previstas
- 15 em operação
- 6 sem operação
- 5 pendentes
Diário de Pernambuco
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