Não é preciso de pesquisas para analisar o crescimento dos números de carros nas cidades, ou então, a média de veículos da família brasileira. A percepção da mudança é sentida toda vez que o brasileiro está trancado em algum congestionamento no final do dia. O incentivo ao transporte público, para a redução dos números de veículos nas estradas, ainda é baixo e possuí um resultado inferior aos objetivos do governo. Fatores que determinam este resultado negativo são influenciados por uma prestação de serviço que deixa a desejar, por conta dos ônibus lotados ou com pouca opção de horários, sendo deste modo, mais cômodo utilizar o carro ao invés de um transporte público. Conforme a pesquisa, realizada pela Othink, os brasileiros estão pessimistas com o futuro do trânsito no país. Mas, o problema não é exclusivo dos brasileiros e sim de inúmeras metrópoles que sofrem com o grande número de veículos nas ruas. E, por isso, a constante busca por uma ideia alternativa para o caos em que se vive no trânsito.
Uma ideia inovadora e sustentável! Em 2010 o projeto de um grupo de chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio alternativo de locomoção na China, mas, pouco da ideia foi abordada no Brasil e no mundo, por ser considerada uma ideia utópica. Porém, nesta semana o projeto ganhou mais forças no Brasil e voltou a percorrer por alguns portais de notícias. Com uma oferta inusitada e inovadora, os chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos.
O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões. A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação de que será implantado na China, mas o projeto é apresentado como o futuro das cidades.
Veja a animação que bacana!
Créditos das fotos: Engenharia do Futuro/Divulgação
Engenharia do Futuro
Essa é a coisa mais estúpida e ridícula que vi até hoje na história do transporte mundial e que superou inclusive os "fantásticos" ônibus de PORTAS dos dois lados da cidade de São Paulo, da região metropolitana fiscalizada pela EMTU, da região metrop.de Vitória fiscalizada pela CETURB, locais governados por amebas políticas que inventaram a exigência de ônibus urbanos e metropolitanos com PORTAS dos dois lados que roubam assentos destinados aos usuários pagantes! Aliás, roubar é a especialidade dos des-governos destas cidades onde qualquer obra vagabunda e de má qualidade custa bem mais do que 1 milhão de reais!
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