Caio Norte. Você já ouviu falar desse nome? Foi a antiga fábrica que a encarroçadora Caio manteve em Pernambuco. Ela nasceu nos anos 60, durante o desenvolvimento industrial do estado, fomentado pelo governo militar.
Instalada em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, logo virou referência em fabricação de ônibus a nível regional. Contribuiu para a popularização deste meio de transporte no Nordeste, e colocou a Caio no topo de vendas na região.
Ônibus produzido pela Caio Norte para a Empresa São Paulo, em 1966
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro
Não é difícil entender porque. Ao comprar um ônibus produzido mais próximo, os frotistas reduziam bastante os custos de aquisição do veículo, já que a viagem era mais curta, diminuindo gastos com combustível, motorista, etc.
Os modelos da Caio eram maioria nas ruas das principais cidades nordestinas durante aquele período. Bela Vista, Gabriela, Amélia e Vitória foram os mais famosos: invadiram as garagens das empresas na época, devido ao seu custo-benefício elevadíssimo.
Entretanto, na segunda metade dos anos 90, a história da Caio Norte chega ao fim. E esse encerramento esteve intimamente ligado a crise que assolou a matriz naquela época, que chegou a culminar com a falência da Caio, em 1999. (Vale lembrar que ela foi ressuscitada pouco tempo depois pela Induscar, e se mantém firme até hoje).
Desde então, o Nordeste ficou órfão de uma montadora de ônibus, que pudesse servir de opção mais econômica aos frotistas da região. Foram várias especulações ao longo dos anos, porém nenhuma se concretizou.
Até que, ontem, dando uma zappeada pelos principais blogs de ônibus do país, me deparo com uma notícia mais que boa, ótima. Mais que ótima eu diria, excelente: uma nova encarroçadora de ônibus vai se instalar no NE.
Trata-se da Ibrava, que fará um investimento de 50 milhões de reais em Campina Grande, na nossa vizinha Paraíba, e produzirá até 3 mil carrocerias por ano. Atualmente, a empresa só trabalha com ônibus de menor porte (micros), mas a expectativa é que a produção na fábrica do nordeste seja volta para ônibus urbanos de médio e grande porte.
Micro-ônibus Ibrava que opera em Jaboatão
Créditos: Thiago Alex/Ônibus Brasil
Pessoalmente, fiquei muito feliz. Acho que ficamos com um buraco enorme desde o fechamento da Caio Norte. A Ibrava chega agora pra preencher essa lacuna no Nordeste. Serão criados mil empregos diretos e indiretos. Porém o maior ganho será a redução dos custos para quem compra ônibus aqui. Além de um prazo mais flexível de entrega, e perspectiva de melhores negócios.
Ibrava, seja muito bem vinda! O Nordeste agradece pela preferência!!
Guto de Castro
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