Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo
Uma das principais vias do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista, vai ser fechada para o tráfego de veículos particulares. O projeto está sendo elaborado pela equipe da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e deve ficar pronto até janeiro do próximo ano. Se os planos se tornarem realidade, como prevê o governo municipal, essa será a primeira avenida de grande porte da capital exclusiva para o transporte público. A ideia é transformar a principal artéria de acesso ao Centro do Recife em um espaço onde o sistema BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Leste/Oeste será prioridade.
Em agosto, a secretaria também já havia anunciado que os ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT. Em meio à discussão, o governo do estado anunciou ontem que o fim das obras do corredor será antecipado para fevereiro do ano que vem. Na última segunda-feira, a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco anunciou que ingressaria com uma ação na Justiça para embargar a obra. O promotor Ricardo Coelho disse que decisão está mantida para hoje, caso não haja adequações ao projeto.
Em relação à proibição do transporte individual na Conde da Boa Vista, o secretário João Braga disse que apenas os moradores da avenida, além de pessoas que têm como destino o estacionamento de lojas, seriam autorizados a passar na via. A liberação da circulação de táxis, que hoje podem ser dirigidos até mesmo nas vias exclusivas para ônibus, ainda não está definida.
O plano de circulação inclui as vias transversais e paralelas da Conde da Boa Vista, como a Mário Melo, Visconde Suassuna, Príncipe e Manoel Borba. Todas deverão passar por adequação para receber os ônibus convencionais, mas ainda não se sabe se terão faixa exclusiva. Estão previstas, inclusive, desapropriações de imóveis. “O objetivo é repaginar a Conde da Boa Vista, dar calçadas confortáveis ao pedestre, espaço para bicicletas e priorizar o BRT”, disse Braga.
A ideia foi bem recebida por pessoas que circulam na avenida. Para a aposentada Alzira do Nascimento, 55, a ausência de carros particulares vai ajudar o trânsito a fluir. “Já tem muitos ônibus circulando por aqui”, disse. Alguns consideram a Boa Vista tão caótica que evitam cruzá-la. “Venho sempre de Belém do São Francisco para o Recife, mas o trânsito daqui é complicado. Evito passar por aqui”, disse o motorista José Ferreira Xavier.
Há cinco anos, a Avenida Conde da Boa Vista passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões para que ela passasse a ser parte do Corredor Leste/Oeste, que inicia em Camaragibe. Hoje, 54 linhas circulam pela avenida com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas.
Diário de Pernambuco
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