sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo acelera obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife

Governador visita obras do Corredor Leste-Oeste.
Créditos: Eduardo Braga/SEI

Três dias depois de o Ministério Público de Pernambuco informar que iria ingressar com um pedido de paralisação das obras do Corredor Leste/Oeste, o governador Eduardo Campos visitou nesta quinta-feira a construção do túnel que fica em frente ao Museu da Abolião, no bairro da Madalena. O impacto das obras do túnel no museu é um dos argumentos usados pelo MPPE para a suspensão dos serviços. 
 
Durante a visita, o governador anunciou que vai acelerar a entrega de pelo menos duas obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Com esse objetivo, o socialista adiantou que a obra, que deveria ser entregue apenas em abril, será inaugurada em fevereiro de 2014. O equipamento, segundo o governo, que teve sua obra iniciada em março, vai dobrar a capacidade do fluxo, de quatro para oito mil veículos por hora. Para a implementação do projeto, o Governo investiu R$ 16 milhões.
 
Já o MPPE argumenta que o casarão da Abolição foi a sede do Engenho Madalena e residência do conselheiro João Alfredo e podem ter sua estrutura e funcionamento afetados pelas obras. 
 
Até o momento, 430 estacas já foram cravadas, das 900 necessárias. O túnel terá uma extensão de 287 metros, começando em frente a Escola Joaquim Távora e terminando na rua João Ivo da Silva.
O corredor Leste/Oeste terá 12,5 quilômetros de extensão, contará com 21 estações e vai atender aos terminais da Terceira e da Quarta Perimetral, ambos em construção. A obra é um dos compromissos do Governo de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014 e tem um custo total de R$ 145 milhões, com recursos do PAC da Copa e Tesouro Estadual. 

O governador também visitou a passarela do Aeroporto do Recife, que será entregue em dezembro deste ano. No local, Eduardo explicou que o governo fez a integração de cinco terminais de ônibus com o metrô, ao longo do bairro da Imbiribeira, para proporcionar mais agilidade e conforto aos passageiros. Segundo ele, o trabalho fez saltar o número de usuários do metrô, de 100 para 400 mil por dia, de maneira que os carros podem ser retirados de circulação, melhorando a questão ambiental. O equipamento, que foi orçado em R$ 23 milhões, vai oferecer uma esteira rolante e um elevador para o uso de portadores de necessidades especiais, além de área coberta com ventilação natural.
Diário de Pernambuco

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