Créditos: JC Online/Acervo
As obras de infraestrutura que deverão garantir a mobilidade da população durante a Copa do Mundo de 2014 estão em ritmo lento. Em junho passado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, responsável por quase todas as intervenções no Estado, garantiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco que as obras estavam a pleno vapor e ficariam prontas em março de 2014, nem um dia a mais, nem um dia a menos. Algumas, aliás, seriam finalizadas antes do prazo. Mas quem visita alguns dos canteiros de obras duvida da promessa do secretário. A construção do terminal de ônibus Cosme e Damião, integrado com o metrô, está paralisada há pelo menos quatro meses e a implantação do trecho do Ramal da Copa até a Avenida Belmino Correia está muito distante de ser finalizada, com muitas desapropriações no caminho. O Ramal, inclusive, sequer chegou à Estação Cosme e Damião. O governo tem divulgado um ritmo de trabalho que na prática não existe.
O TI Cosme e Damião deveria ter sido concluído desde dezembro de 2012, segundo planos anunciados pelo governo em outubro de 2011, quando a ordem de serviço foi assinada pelo governador Eduardo Campos. Atualmente, o TI se resume a uma pequena estrutura de banheiros, improvisada para os jogos da Copa das Confederações, em junho. Os moradores, inclusive, dizem que desde que a competição terminou, os trabalhos também desaceleraram. Nesta quinta-feira (10/10), o Jornal do Commercio esteve no local e comprovou que a paralisação. Um vigia cuidava do material estocado no local, enquanto esperava o tempo passar.
As obras do restante do Ramal da Copa – quatro quilômetros entre a ponte sobre o Rio Capibaribe, a Estação Cosme e Damião e a Estação Camaragibe – estão sendo feitas, mas a impressão é de que os trabalhos não serão finalizados a tempo. O chamado eixo interno, entre a BR-408 e a ponte, concluído para a Copa das Confederações, ainda está em perfeito estado. Mas o Ramal avançou pouco na direção da Estação Camaragibe, trecho definido pelo Estado como eixo externo. Os moradores contam que os trabalhos só começaram para valer há um mês. A via sequer chegou à Estação Cosme e Damião. Há, apenas, um acesso improvisado, que foi usado e apresentou inúmeros problemas durante a Copa das Confederações.
O Ramal Cidade da Copa deverá ser o principal acesso à Cidade da Copa. O que preocupa a população e faz com que ela acredite que os trabalhos não ficarão prontos é que, a cinco meses do mês de março – data prometida pelo secretário Danilo Cabral para conclusão dos trabalhos – e a oito meses do mundial, o Ramal da Copa ainda vai entrar no trecho que mais exige desapropriações – mais de 250 imóveis.
A Secretaria das Cidades, como tem sido costume, se pronunciou por nota enviada pela assessoria de imprensa e, mais uma vez, garantiu que todas as obras serão concluídas até março. Confirmou que as obras do TI Cosme e Damião estão paradas e explicou que a paralisação se deu porque a empresa ganhadora da primeira licitação abandonou o trabalho. Por isso, uma nova licitação está sendo realizada. A licitação estaria na fase final e ainda este mês seria concluído o processo de escolha da nova empresa. “Lembramos que faltam poucas etapas para a conclusão do TI como, por exemplo, a instalação da coberta e a pavimentação da área externa. Nossa previsão é concluir toda a obra até dezembro de 2013”, diz a nota.
Já em relação ao Ramal Cidade da Copa, a secretaria informou que o trecho externo (do Rio Capibaribe até o TI Cosme e Damião) está com suas obras em andamento e dentro do prazo. E que o trecho que segue em direção ao TI Camaragibe vai começar quando as desapropriações forem finalizadas, mas não informa em que situação encontra-se o processo.
JC Online
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