Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem
Pernambuco começa, enfim, a deixar o transporte público feito por ônibus um pouco de lado para pensar em sistemas de alta demanda, operados sobre trilhos. Não há, ainda, garantia de recursos nem a certeza de que os projetos de fato irão virar realidade. Mas o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife apresentaram propostas com o conceito de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLTs), monotrilhos e metrô nesta quarta-feira (10/7) ao governo federal. O corredor da Avenida Norte deixaria de ser operado por BRT (Bus Rapid Transit), sugerido no primeiro projeto, para dar lugar ao monotrilho ou ao metrô. E o Recife ganharia duas linhas operadas por VLTs – um ramal Centro, com extensão de 8,6 km, saindo do bairro da Boa Vista (Rua de Santa Cruz) e chegando ao Cais José Estelita, e um ramal Sul, que sairia do aeroporto, cortaria a Rua Barão de Souza Leão, seguiria pela Avenida Conselheiro Aguiar e chegaria ao Cais José Estelita e ao Marco Zero, totalizando 9 km e se interligando ao ramal Centro.
Pernambuco apresentou, ainda propostas de implantação do BRS (Bus Rapid Service), sistema criado pelos cariocas que consiste numa faixa exclusiva de ônibus sinalizada e fortemente fiscalizada, nos corredores da Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Avenida Beberibe. E a retomada do eixo fluvial Sul do projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe e a integração dos corredores Norte e Oeste, propostas que tinham sido retiradas da pauta no PAC da Mobilidade por falta de recursos – juntamente com o projeto do corredor da Avenida Norte.
Os projetos são uma nova aposta de priorizar a mobilidade. O governo federal anunciou um pacote de até R$ 50 bilhões para obras voltadas ao transporte público nas oito maiores Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. Sabe-se que essa convocação do governo federal é uma tentativa de dar uma resposta aos constantes protestos que tomaram conta do País nas últimas semanas. Mas a União não deu sequer prazo para apresentar uma resposta aos Estados. Ou seja, por enquanto, é ficar na torcida para que boa parte seja atendida.
Os projetos são uma nova aposta de priorizar a mobilidade. O governo federal anunciou um pacote de até R$ 50 bilhões para obras voltadas ao transporte público nas oito maiores Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. Sabe-se que essa convocação do governo federal é uma tentativa de dar uma resposta aos constantes protestos que tomaram conta do País nas últimas semanas. Mas a União não deu sequer prazo para apresentar uma resposta aos Estados. Ou seja, por enquanto, é ficar na torcida para que boa parte seja atendida.
CONHEÇA OS PROJETOS APRESENTADOS:
Avenida Norte
Metrô – 9 km (R$ 4,1 bilhões)
Monotrilho – 9 km (R$ 2,1 bilhões)
Metrô – 9 km (R$ 4,1 bilhões)
Monotrilho – 9 km (R$ 2,1 bilhões)
VLT
Centro do Recife – 8,6 km (R$ 1,02 bilhão)
Avenida Conselheiro Aguiar – 9 km (R$ 1,08 bilhão)
Centro do Recife – 8,6 km (R$ 1,02 bilhão)
Avenida Conselheiro Aguiar – 9 km (R$ 1,08 bilhão)
BRS
Avenida Abdias de Carvalho – 5,5 km (R$ 5,5 milhões)
Avenida Mascarenhas de Moraes – 8 km (R$ 8 milhões)
Avenida Domingos Ferreira – 11,5 km (R$ 11,5 milhões)
Avenida Beberibe – 3,5 km (R$ 3,4 milhões)
Ações complementares – recuperação de pavimento (R$ 67,2 milhões)
Avenida Abdias de Carvalho – 5,5 km (R$ 5,5 milhões)
Avenida Mascarenhas de Moraes – 8 km (R$ 8 milhões)
Avenida Domingos Ferreira – 11,5 km (R$ 11,5 milhões)
Avenida Beberibe – 3,5 km (R$ 3,4 milhões)
Ações complementares – recuperação de pavimento (R$ 67,2 milhões)
CORREDORES FLUVIAIS
Corredor Fluvial Sul e integração dos corredores Norte e Oeste (R$ 172 milhões)
Corredor Fluvial Sul e integração dos corredores Norte e Oeste (R$ 172 milhões)
BRT
Caruaru (R$ 187 milhões)
Caruaru (R$ 187 milhões)
VLT
Petrolina – 4,8 km (R$ 85 milhões)
Petrolina – 4,8 km (R$ 85 milhões)
JC Online
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