Créditos: Comil/Divulgação
“O bom desempenho do segmento de ônibus está relacionado ao avanço da economia brasileira, que tem repercutido em mais investimentos em infraestrutura”, comentou Luiz Moan, presidente da Anfavea, durante reunião com a imprensa.
Somado a isso, assim como ocorreu para os caminhões, a alta porcentual expressiva se explica pelo fraco desempenho das fábricas nos primeiros meses de 2012, em consequência da adoção da motorização Euro 5 para atender aos limites de emissões do Proconve P7.
Foram produzidos no primeiro semestre deste ano 21,5 mil ônibus, 36,1% a mais do que o anotado em intervalo semelhante de 2012. Do total, 3,5 mil foram modelos rodoviários e exatos 18 mil urbanos, confirmando os investimentos públicos nas cidades.
Em junho último, saíram das linhas de montagem pouco mais de 4 mil chassis, sendo 3,5 mil urbanos e 551 rodoviários. O volume é mais alto do que o produzido em junho do ano passado (18,9%) e em maio deste ano (4,9%).
As exportações de ônibus somaram 3,9 mil unidades no semestre, acréscimo de 6,5% sobre mesmo intervalo do ano passado. Em junho foram enviados 902 chassis, o que representa uma leve queda de 1,1% sobre o mesmo mês de 2012 e uma expressiva alta de 41,6% sobre maio deste ano.
Mercedes-Benz reduz participação no segmento
A tradicional líder Mercedes-Benz, no entanto, reduziu sua participação no período em expressivos 10,5 pontos porcentuais e respondeu por 37,6% do total vendido, com 5,8 mil emplacamentos, queda de 17,8% sobre o volume licenciado entre janeiro a junho de 2012.
A retração beneficiou a MAN, segunda colocada no segmento, que ganhou 4,3 pontos de presença no mercado. A companhia alemã vendeu 4,6 mil caminhões, com alta de 22,8%. Parte desse avanço foi impulsionado pelo programa Caminho da Escola, que tem a empresa como principal fornecedora de veículos.
A Agrale se manteve na terceira colocação em vendas, com pouco mais de três mil unidades, volume 75,5% superior ao do ano passado. O aumento das vendas garantiu mais 7,9 pontos de participação, para 19,7%. A Volvo permaneceu na quarta posição, com 5,7% de presença no segmento de ônibus. A empresa vendeu 889 chassis no primeiro semestre, com retração de 6,1% sobre o resultado de um ano atrás.
Já a Scania subiu uma colocação e foi a quinta empresa que mais vendeu no País. Foram emplacadas 555 unidades da companhia, com leve queda de 0,5%, garantindo market share de 3,6%. A Iveco reduziu suas vendas em 8,3% entre janeiro e junho, para 541 ônibus. A empresa respondeu por 3,5% do mercado.
Automotive Business/Ônibus Paraibanos
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