terça-feira, 16 de julho de 2013

Impressões Transpúblico 2013: Primeiro rodoviário

Créditos: Diego Almeida Araújo/OCD Holding/Ônibus Paraibanos

“O Eurorider se destina a um mercado de ônibus que hoje representa cerca de 11% dos modelos vendidos no Brasil em 2012 e que, segundo a Anfavea, ficou em torno de 4.000 unidades no ano passado. Porém, estimamos que, até 2018, este market share de ônibus rodoviários chegará a 16% do total vendido. Esse aumento será movido pela expectativa de maior demanda no setor de turismo no Brasil, em virtude dos grandes eventos esportivos e de seu legado econômico”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America. 

Na América Latina, ele será produzido em Sete Lagoas, MG. Porém, a unidade de Córdoba, na Argentina, poderá ser acionada para o caso de negócios fechados com clientes do exterior. Ainda não há uma data definida para o início da produção em escala. O Eurorider estará disponível nas versões 4x2 (PBT de 19 t) e 6x2 (PBT de 25 t) com chassi tipo bogie, ambas com dois ou três eixos. O chassi poderá receber encarroçamentos para Fretamento e Rodoviário de 12m e 13,2m (na tração 4x2), e de até 14m (na tração 6x2).

Outra novidade do veículo está no trem de força, com o motor Iveco FPT Cursor 10, inédito no mercado nacional. Com 6 cilindros em linha, o propulsor é adaptado para a normativa Euro 5 (com tecnologia SCR) e entrega 380 cavalos de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Na Europa, este mesmo motor equipa a luxuosa linha de ônibus Iveco Irisbus Magelys. A transmissão original do ônibus é ZF mecânica, de 6 marchas.

Transpoonline/Ônibus Paraibanos

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