segunda-feira, 15 de julho de 2013

Eletromobilidade é o presente e o futuro para a Volvo Bus

Veículos com eficiência energética capazes de operar com eletricidade em grande parte do tempo de operação. Esta é uma área na qual a Volvo Bus já garantiu uma posição de liderança mundial, incluindo a América Latina.
Créditos: Samuel Junior/Ônibus Brasil

A fábrica da Volvo no Brasil é a primera fora Suécia a produzir os ônibus híbridos, movidos a eletricidade e a diesel, desenvolvidos pela empresa e está preparada para a produção em série e em escala.  “Estamos preparados para atender as demandas por veículos menos poluentes. Com isso, mantemos nossa posição de liderança em colocar no mercado soluções de transporte urbano que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
 
De acordo com o presidente, a Volvo investe constantemente em produtos e tecnologias inovadoras e que contribuam para o desenvolvimento da soluções sustentáveis de transporte. “A trajetória da Volvo mostra a liderança da empresa na criação de veículos seguros, eficientes no consumo de combustível, que sejam menos poluentes e que gerem produtividade ao sistema de transporte”, afirma.
 
Com mais de mil ônibus híbridos vendidos em 21 países, a Volvo Bus conquistou, em pouco tempo, a liderança no mercado global. Na América Latina, os primeiros veículos produzidos no Brasil, circulam em Curitiba, capital do Paraná, desde outubro de 2012.  
 
Desde a venda do primeiro ônibus híbrido há quatro anos, a tecnologia se provou confiável, e a segurança operacional é tão alta quanto a dos veículos convencionais com motores diesel. Além disso, a tecnologia vem sendo continuamente desenvolvida para obter maiores reduções no consumo de combustível e em emissões. “A Volvo está investindo fortemente nesta área, possibilitando que as cidades possam colocar em prática suas visões de um transporte mais limpo e ecológico”, diz Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
 
Ao investir em eletromobilidade, a Volvo atende a necessidade crescente por transportes sustentáveis e a exigência de clientes por soluções que garantam  rentabilidade às suas operações. “A experiência vem demonstrando que a tecnologia resulta em impactos ambientais menores e também se paga por meio dos gastos menores com combustíveis”, argumenta Castro.
 
Futuro
 
A Volvo acredita que em um futuro próximo, em cerca de 10 anos, o transporte urbano de passageiros tenha uma matriz energética invertida. “Vamos ter mais veículos híbridos e elétricos do que ônibus a diesel circulando nos sistemas de transporte público”, afirma Castro.
 
Um passo importante no desenvolvimento de veículos menos poluentes foi a apresentação do ônibus híbrido articulado na Suécia. O veículo tem capacidade para 154 passageiros e atenderá as exigências de alta capacidade de transporte combinada com baixo consumo de combustível, baixas emissões e baixos níveis de ruído.
 
Além disso, paralelamente ao constante desenvolvimento do atual ônibus híbrido, a Volvo Bus também desenvolveu um híbrido plug-in, que pode ser carregado através da rede elétrica nos terminais de ônibus. Isto facilitará a operação em distâncias mais longas usando a eletricidade limpa e silenciosa, reduzindo o consumo de energia em até 60% e as emissões de dióxido de carbono em pelo menos 80%. O híbrido plug-in será testado durante durante dois anos no trânsito em Gotemburgo, e o início da produção em série está prevista para 2015.
Volvo

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