terça-feira, 16 de julho de 2013

Onde Está Você: Borborema 980



Após um período de pausa, a coluna "Onde Está Você" está de volta ao Maxi Ônibus Olinda. E hoje com uma edição muito especial: trazemos pra você o primeiro articulado da história da série.

Trata-se de um Marcopolo Torino GV Articulado, chassi Scania S-113 CL. Ele pertenceu à Borborema e tinha o prefixo 980, tendo chegado a empresa no final de 1998. É um carro com uma longa história de vida: o motor data de 1990, e era encarroçado sobre um Thamco Scorpion. Foi um dos primeiros articulados que a Borborema teve.

Já no seu segundo ciclo de vida, o 980 veio no padrão SEI Perimetral, e revezou entre as linhas 050 PE-15/Boa Viagem e 080 Joana Bezerra/Boa Viagem. Era facilmente reconhecido pelo barulho do motor, que podia ser ouvido de longe.

Créditos: Edmilson Bandeira/Fotopages


O 980 manteve-se na ativa por 11 anos. Foi desativado em 2009, sendo substituído por Torinos 2007 que a empresa comprara recentemente.

Após a sua aposentadoria, o 980 pegou a estrada rumo ao sertão do estado. Foi parar em Petrolina, onde passou a operar com o prefixo 5300 na empresa Menina Morena.

Créditos: Norberto dos Santos/Ônibus Brasil


Ele manteve-se ativa na capital do Sertão do São Francisco até meados de 2012. Foi quando a empresa Menina Morena encerrou suas atividades em Petrolina. A última linha em que operou foi a 208 Jardim Amazonas (via Av. Honorato Viana). Atualmente, encontra-se em um ferro velho da cidade, e já teve algumas de suas peças retiradas.

Veja como está o 980 atualmente:

Créditos: Paulo Renne/Ônibus Brasil

Créditos: Paulo Renne/Ônibus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog