Créditos: Guto de Castro/Acervo
Anteriormente, uma decisão de mérito da Justiça Federal, questionou a falta de transparência e até "interesses não revelados" da União e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que há anos contrariam o Tribunal de Contas da União (TCU) e até decisões judiciais, ao postergar a licitação de 2 mil linhas de ônibus interestaduais do País.
A situação é difícil também no Grande Recife, onde o governo já vai na segunda tentativa de licitar as linhas - na primeira, não houve apresentação de propostas. Procurada ontem para falar das linhas intermunicipais, a EPTI informou que está na fase de conclusão dos estudos, iniciados em agosto passado, ao custo de R$ 2,8 milhões.
"Estamos finalizando os estudos técnicos, dentro do cronograma", diz o secretário-executivo da EPTI, Amaro João da Silva. O projeto de lei de criação da estatalfoi enviado à Assembleia Legislativa em 11 de abril de 2007, no primeiro mandato do governador Eduardo Campos. Mas ela só teve as primeiras nomeações em agosto de 2011.
Somente nos primeiros seis meses, seu orçamento para bancar os gastos com a própria estrutura foi de R$ 3,2 milhões. Estruturar o transporte no interior é avaliar ao mesmo tempo questões jurídicas e a viabilidade econômicofinanceira das linhas, diz Amaro.
Blog do Jamildo
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