07 de fevereiro de 2014. Um dia que vai ficar marcado na história do transporte coletivo pernambucano. Infelizmente, por um fato lamentável. O fim de uma tradicional empresa de ônibus do Grande Recife, que por anos transportou milhares de passageiros até os seus destinos.
Trata-se da Auto Viação Santa Cruz. Fundada em 1960, operava linhas entre diversos bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Famosa por manter relíquias, como ônibus produzidos no final dos anos 90, em plena atividade até a noite desta sexta-feira.
Ao longo de seus 53 anos de história, operou diversas linhas. Podemos destacar algumas, como: 137 UR-11, 143 UR-06, 200 Jaboatão, 219 Jaboatão/TIP (Sancho), 220 Jaboatão/Cavaleiro.
Hoje, o clima era de despedida no Terminal Integrado de Jaboatão. Muitos operadores com cabeça baixa, afinal, apesar de todos os problemas, foi criado um vínculo muito forte entre funcionários e empresa. Alguns, chegaram até a tirar fotos daqueles que foram, até hoje, o seu instrumento de trabalho.
Motorista faz registro do que foi, até esta sexta-feira, o seu instrumento de trabalho.
Créditos: Silas Galvão/Facebook
Créditos: Silas Galvão/Facebook
O principal motivo para o fechamento da Santa Cruz é a licitação das linhas de ônibus do Grande Recife que deverá acontecer em breve. Com a divisão dos lotes e formação dos consórcios, a empresa não conseguiu se encaixar em nenhum dos novos grupos formados.
A Santa Cruz não viu viabilidade em operar o lote em que as linhas dela foram alocadas. Então, a única alternativa foi encerrar as atividades.
A partir deste sábado (08/02), as empresas Borborema, Vera Cruz e Metropolitana vão assumir as linhas que eram operadas pela Santa Cruz. Os funcionários da antiga empresa serão divididos entre as três que agora prestam o serviço, e devem ganhar estabilidade no novo emprego por pelo menos um mês.
Os usuários das comunidades que eram atendidas pela Santa Cruz devem ficar atentos as novas empresas operadoras. A dica do Grande Recife Consórcio de Transporte é pegar o ônibus pelo número e nome da linha, e não simplesmente pela cor.
Confira o folder do GRCT divulgando as mudanças:
Confira agora o relato elaborado pelo busólogo Silas Galvão, comentando sobre o fechamento da Santa Cruz e o sentimento dos funcionários:
"Imagine acordar numa sexta-feira como hoje: meio sol, meias nuvens e muita chuva. Chegar na empresa onde você trabalhou boa parte da sua vida e, depois de tanta correria, tanto trabalho, tantos altos e baixos, ver que é seu último dia. Não porque foi demitido, mas porque a empresa deixará de existir. Você num clima de despedida e impotência por saber que não poderá fazer nada pra que as coisas voltaem atrás, olha pra seu objeto de trabalho que você mais se apegou e saber que no próximo amanhã será tudo diferente.
"Imagine acordar numa sexta-feira como hoje: meio sol, meias nuvens e muita chuva. Chegar na empresa onde você trabalhou boa parte da sua vida e, depois de tanta correria, tanto trabalho, tantos altos e baixos, ver que é seu último dia. Não porque foi demitido, mas porque a empresa deixará de existir. Você num clima de despedida e impotência por saber que não poderá fazer nada pra que as coisas voltaem atrás, olha pra seu objeto de trabalho que você mais se apegou e saber que no próximo amanhã será tudo diferente.
Falamos muito dessa empresa, bem, mal, certo, errado, mas falamos... Mas o que dizer dos funcionários, de pessoas que moravam perto ou longe e todos os dias estavam a postos no trabalho pra conseguir sustentar suas famílias? "Ah certo, eles vão ser relocados pra outras empresas e lá eles vão seguir." Não é disso que falo. Falo do vínculo entre o trabalhador à empresa, em seus vários aspectos, que faz parte da história do transporte público na Região Metropolitana do Recife e que, com o tempo, foi entregue à própria sorte.
Por fim, esse momento registrado na imagem mostra a sensação inexplicável que ele estava sentindo nessa hora e que jamais poderemos explicar.
Ele registrou o último momento com seu objeto de trabalho, com sua "segunda casa". Velhinha mas era. Com problemas dos grandes mas era. Ele virou, pegou sua bolsa e foi embora com cabeça baixa e, quem sabe, levando a expectativa de seguir a vida a procura por dias melhores."
É com pesar que vejo mais uma empresa em que muito viajei sucumbir a tanta falta de compromisso do poder público com a sociedade. Da Santa Cruz irei me lembrar dos tempos em que ainda vijei nos modelos Marcopolo San Remo, na extinta linha 219- Jaboatão/Curado II...Agora é só lembrança. Mataram a Oliveira, a Rui Barbosa, a Tamará, a Nápoles e agora a Santa Cruz. O pior é que as empresas que assumiram as linhas estão oferecendo um serviço de péssima qualidade nas linhas que já executam. DESCASO.
ResponderExcluirE verdade Humberto às linhas ur-11 ,ur-06 estão com a empresa Vera cruz uma negação só ônibus Velho sai carro atrasado. O primeiro ônibus sai tarde não era como a santa cruz cinto muita saudade
ExcluirE verdade Humberto às linhas ur-11 ,ur-06 estão com a empresa Vera cruz uma negação só ônibus Velho sai carro atrasado. O primeiro ônibus sai tarde não era como a santa cruz cinto muita saudade
ExcluirDescaso mesmo, ate quando o poder publico vai acabar uma empresa funcionando, sem saneá-la deixando pais de famílias desempregados sem seus direitos garantidos, por substituição politica, com péssimos serviços sobrestados, sem fiscalização deixando a população em ultimo plano, lá na licitação dizia-se que os ônibus articulados deveriam ter ar condicionado até junho 2015, e haveria a possibilidade de se estender a toda frota, o que não acontecerá...o nome é DESCASO MESMO.
ExcluirDescaso mesmo, ate quando o poder publico vai acabar uma empresa funcionando, sem saneá-la deixando pais de famílias desempregados sem seus direitos garantidos, por substituição politica, com péssimos serviços sobrestados, sem fiscalização deixando a população em ultimo plano, lá na licitação dizia-se que os ônibus articulados deveriam ter ar condicionado até junho 2015, e haveria a possibilidade de se estender a toda frota, o que não acontecerá...o nome é DESCASO MESMO.
ExcluirCaramba, estou muito triste, era uma das minhas empresas preferidas, que são santa cruz e mirim, e também perderemos a Mirim em breve... muito chateada... muito....
ResponderExcluirHumberto, realmente, muita gente soltou a pérola, agora vai melhorar.... o quê? Está pior, há algum tempo eu reclamei da Grande Recife... e me disseram, aaaah não, a culpa é da empresa... no fundo eu sabia que não era.... dito e feito.... Jaboatão/Santo Aleixo péssimo, péssimo.... quero a Santa Cruuuuuuuuuuuz.... que coisaaaaaaa.
ResponderExcluirFui cobrador nela durante 2 anos, foi meu primeiro emprego adorava trabalhar lá. Gosto muito da Santa Cruz, vai fazer parte da minha história.
ResponderExcluirsinto muita saudade dessa empresa em que muito viajei principalmente na linha 103 UR/11-BARRO essa empresa faz parte da minha vida e da minha historia
ResponderExcluirMuito triste o fim da Santa Cruz. Fechou por não se encaixar no consórcio de transportes. Quantas empresas foram mortas por essa politicagem e pela ganância de concorrentes! Tamará, Nápoles, Oliveira...
ResponderExcluir