Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda
Está circulando na internet desde o começo da semana uma petição pública criada por moradores do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Eles reclamam das condições do transporte público no bairro e pedem melhorias ao Grande Recife Consórcio e a Prefeitura da cidade.
A principal queixa dos moradores é a falta de integração com o SEI - Sistema Estrutural Integrado. Até maio de 2013, os passageiros do Curado I tinham ligação com a integração de Cavaleiro, pela linha 148 TI Cavaleiro/TIP. Porém, com a inauguração do Terminal Integrado do TIP, a linha foi extinta, e nenhuma outra rota foi criada em seu lugar.
Outra denúncia diz respeito a tarifa da linha que liga o bairro ao centro do Recife, a 341 Curado I. Atualmente, é cobrado o anel "D" (R$ 2,65), em uma linha que é relativamente curta (apenas 27,6 km, considerando ida e volta). Além disso, as outras partes do Curado que foram contempladas com a integração no TI TIP, tiveram a tarifa reduzida para o anel "A".
Outra denúncia diz respeito a tarifa da linha que liga o bairro ao centro do Recife, a 341 Curado I. Atualmente, é cobrado o anel "D" (R$ 2,65), em uma linha que é relativamente curta (apenas 27,6 km, considerando ida e volta). Além disso, as outras partes do Curado que foram contempladas com a integração no TI TIP, tiveram a tarifa reduzida para o anel "A".
No começo deste ano, a situação piorou ainda mais. A linha 320 Curado I/Werneck, que fazia integração via bilhete com o metrô, tinha se tornado a única opção dos moradores para ter acesso ao SEI, mesmo pagando uma tarifa mais cara (R$ 2,15 o equivalente ao anel "A", enquanto a tarifa normal da linha e de R$ 2,15).
Entretanto, o sistema de integração por bilhete foi desativado pela CBTU e os passageiros que não possuem o VEM agora são obrigados a pagar duas tarifas (R$1,40 no ônibus + R$ 1,60 no metrô, totalizando R$ 3,00). Como se isso não bastasse, a frota da 320 ainda foi reduzida. Até junho do ano passado, eram cinco ônibus rodando na linha. Naquela ocasião, houve uma redução e a frota passou a ser de quatro veículos.
Por fim, outro problema vivenciado pelos moradores do bairro diz respeito ao acesso a Cidade Universitária. Quem precisa se deslocar para lá, sem a opção de integrar com o SEI, precisa encarar uma longa e perigosa caminhada até a BR-232, onde passam as linhas que vem do Curado II e do TIP. A travessia da estrada é arriscada e a insegurança aumenta durante a noite.
Créditos: Thiago Martins/Maxi Ônibus Olinda
Como solução, os moradores do bairro propõem a redução da tarifa da linha 341, passando do anel "D" para o anel "A", além de uma ligação com o SEI por meio do TI Cavaleiro e mudanças operacionais na linha 320.
O estudante Matheus Fernando Barros, morador do Curado I e usuário da
linha 320, revela quanto tempo passa esperando um ônibus: "Em média 30 a 40 minutos nos horários de pico. Na ida eu não passo muito tempo por que tenho os horários salvos no celular, aí facilita. Porém na volta eu espero esse tempo por um carro dela."
Ele ainda resume o sentimento da população do bairro com a situação: "Eu como morador, assim como
todos daqui, estamos indignados com essa falta de ônibus no bairro e
queremos uma providência por parte do Grande Recife."
Para conferir o texto completo feito pelos moradores do bairro, basta clicar aqui. Para assinar a petição, basta informar o nome completo e um endereço de e-mail. Também é possível usar a conta do Facebook.
Olá!
ResponderExcluirO abaixo assinado foi organizado do modo tradicional (assinatura a próprio punho) ou online? se foi online, divulga o link para compartilharmos.
Carlos, o link está disponível no último parágrafo da matéria, onde tem escrito clique aqui. Basta clicar e você será redirecionado a página do abaixo assinado.
ExcluirRealmente somos muito penalizado pelo dato de dependermos apenas de uma opção para nos transportar de nossas casas para o centro e vice versa.
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