Créditos: Divulgação
No mês de janeiro passado, a UITP (União Internacional de Transporte Público) lançou o projeto ZeEUS (Sistema de Ônibus Urbano com Emissão Zero), com uma proposta que visa estudar e divulgar as soluções tecnológicas das trações elétricas em ônibus. Coordenando cerca de 40 participantes (representantes de várias categorias de promoção à mobilidade), a entidade europeia definiu um prazo de 42 meses para as demonstrações operacionais do que é produzido atualmente em ônibus elétricos, como as versões trólebus, híbrido plug-in e a baterias.
Oito cidades do velho continente foram escolhidas para participarem
do projeto e 35 modelos de ônibus das marcas Alexander Dennis, Irizar,
Skoda, Solaris, Volvo e VDL, nas versões acima de 12 metros de
comprimento, serão utilizados nesse observatório técnico. De acordo com a
Comissão Europeia, o transporte europeu tem alta dependência do
petróleo, com gastos de até 1 bilhão de euros por dia e com grandes
prejuízos gerados à saúde humana e ao meio ambiente. Para se mudar esse
conceito, uma estratégia de se renovar a matriz energética do transporte
público feito pelo ônibus é a meta governamental para alcançar a
redução das emissões poluentes e de seus efeitos negativos.
A montadora holandesa VDL Bus & Coach acredita na eletrificação
dos sistemas urbanos de ônibus e está participando do projeto ZeEUS com
seu modelo Citea Electric, versão equipada com baterias, tendo 12 metros
de comprimento, e que será utilizado na cidade alemã de Münster, com
300 mil habitantes.
A tradicional marca espanhola Irizar também está contribuindo com o
ZeEUS ao promover o seu mais recente produto desenvolvido para o
transporte urbano, o modelo i3. Totalmente elétrico, o veículo possui em
seu sistema de armazenamento de energia elétrica um banco com baterias,
o que lhe permite uma autonomia entre 200 e 250 quilômetros, dependendo
das condições operacionais. O veículo tem sua operação concentrada na
cidade de Barcelona, pela operadora TMB.
Revista Auto Bus
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