sábado, 16 de março de 2013

MAN apresenta novo ônibus da Portuguesa

MAN apresenta novo ônibus para a Lusa. Veículo substitui o lendário Caio Squalo que foi alvo de um incêndio criminoso em julho de 2012.


Créditos: Volkswagen/Divulgação

O novo ônibus apresentado pela MAN/Volkswagen para transportar a delegação da Portuguesa de Desportos não tem apenas a missão de prestar serviços a um dos clubes paulistas mais tradicionais e mais queridos no futebol brasileiro.

Ele vem substituir o tradicional Caio Squalo, dos anos de 1980, que transportava os jogadores e foi um dos marcos da indústria nacional de ônibus. O veículo, cara de São Paulo e cara da Portuguesa, foi alvo de um incêndio criminoso em 17 de julho de 2012.

Pelo menos na questão de potência, design e conforto, o novo modelo da Volks para a Portuguesa não decepciona em nada. Trata-se de um Marcopolo Paradiso 1050, da Geração Sete, sobre chassi 18.330 OT.

O 18.330 OT já segue todas as normas atuais de restrição a poluição previstas no Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, fase P7, com base no conjunto de regulamentos Euro V.

Para reduzir em até 80% a emissão de materiais particulados e 63% de óxidos de nitrogênio, o modelo da Volks usado pela Portuguesa usa o sistema de Redução Catalítica Seletiva – SCR que conta com um fluido, o ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo – que, ao entrar em contato com os gases de escape provoca, uma reação química e faz com que os poluentes sejam reduzidos.

O motor é um Cummins ISL de 8,9 litros e poderosos 330 cavalos de potência. A caixa de transmissão é Eaton FSBO 9406 AE com servo-assistência que facilita a troca de marchas. O modelo tem como opção retarder Voith VR 123 que aumenta a segurança e eficiência nas frenagens bem como a durabilidade dos componentes.

O desenvolvimento do eixo cardan e do eixo diferencial foi feito para oferecer resistência e robustez ao veículo. O painel também tem novo design que facilita a ergonomia, não cansando ou sobrecarregando a coluna e as articulações do motorista, e apresenta indicadores que orientam o condutor quanto a melhor dirigibilidade e aproveitamento do ônibus.

ORGULHO DE SER LUSA:

Externamente, o ônibus mostra que a torcida é “Portuguesa com Certeza”. O ônibus traz as tracionais cores vermelha, verde e branca do clube paulista com o símbolo ocupando quase toda a altura do veículo nas duas laterais.

Além disso, na lataria a frase revela o amor pelo Clube: “Orgulho de ser Lusa”. Por dentro, os jogadores e comissão técnica vão contar com poltronas reclináveis executivas, DVDs, aparelhos de som, ar condicionado, geladeiras e banheiro.

De acordo com nota da Volkswagen à imprensa especializada em transportes, “o projeto chamado Seleção Volksbus começou em 2007. Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport, Náutico e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também já receberam modernos ônibus Volkswagen feitos sob medida para o transporte de seus jogadores e comissões técnicas”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus

Cummins projeta produção 20% maior em 2013; Possível negociação com a Mercedes-Benz em breve

 Créditos: Cummins/Divulgação

Após apurar queda expressiva de 46,8% em 2012 na produção de motores diesel no Brasil, que atendem o setor automotivo e industrial, a Cummins projeta elevar a atividade em 20% este ano na comparação com o ano passado, sustentada pela retomada dos negócios no segmento de veículos comerciais pesados, que deve crescer na mesma proporção, aposta o presidente da empresa na América do Sul, Luis Afonso Pasquotto, que divulgou os números do balanço de 2012 na terça-feira, 12, em São Paulo. 

No ano passado, a empresa entregou 49,4 mil unidades ao setor automotivo, a maior parte para equipar caminhões e ônibus, 70% do total de motores entregues no ano. Segundo o executivo, as dificuldades de transição do Euro 3 para Euro 5 foram superadas.

“O volume de produção de motores em 2012 acompanhou o setor brasileiro de caminhões, que anotou queda de 40%, mas pelo quinto ano consecutivo, mantemos a liderança no mercado (de veículos comerciais pesados), com 33% de participação. Para este ano, projetamos a produção de pelo menos 70 mil motores, tanto os automotivos como os industriais, sendo que o setor de veículos continua com a maior participação, de 65% a 70%”, informa o executivo.

No ano passado, a Cummins forneceu 46,2 mil motores para caminhões e 3,1 mil para ônibus, participação de 33% e 11%, respectivamente. Entre os veículos equipados com os novos motores Euro 5, a Cummins informa ter encerrado o ano na liderança, com 28% de participação de um total de 69,6 mil unidades entregues ao mercado no período. Apesar disso, a queda acentuada nas vendas de veículos comerciais devido à nova motorização, e por consequência, menor produção, influenciou diretamente no balanço financeiro da empresa na América do Sul. Em 2012, o faturamento foi 15,7% menor que o verificado no ano anterior, para US$ 1,6 bilhão, sendo o Brasil responsável por 56%. 

O executivo destaca que mesmo com a queda, este é o segundo melhor desempenho registrado em 42 anos de operação na região. A manutenção da participação no mercado brasileiro ajudou a abrandar a queda no faturamento, além de índices também importantes registrados em outros mercados, como na Argentina, onde a participação em caminhões chegou a 28%; Chile, onde a Cummins atua no segmento de mineração, com 23% do mercado; e Colômbia, cuja participação em caminhões pesados chega a 80%.

No Brasil, Pasquotto diz ainda que o crescimento de outras divisões, como a de filtros, cujo faturamento avançou 10% em 2012, para US$ 102 milhões, e o primeiro ano de operações da unidade de negócio Cummins Emissions Solutions (CES), com US$ 87 milhões, “foram fatores que compensaram em parte a queda das operações de motores”.


BALANÇO GLOBAL

O executivo também apresentou os números globais da empresa: em 2012, a Cummins anotou faturamento de US$ 17,3 bilhões, o segundo melhor desempenho em 94 anos de história: perde apenas para os US$ 18 milhões apurados em 2011, representando queda de 3,9% nesta comparação. As operações de motores responderam por US$ 10,7 bilhões.

Quase metade da receita global, 48%, foi gerada nos Estados Unidos, enquanto 16% foram de responsabilidade da Europa, 11% da Ásia, incluindo Austrália, e 10% da América Latina. A China respondeu por 6% do faturamento, Canadá e Índia, 4%, e África 1%.

“Apesar da crise global, o bom desempenho financeiro da companhia em 2012, aliados aos investimentos que a empresa vem fazendo para o futuro, oferecem preparo vigoroso para atender às solidas tendências de crescimento que estão por vir nos próximos anos. Só em 2012 foram US$ 720 milhões aplicados em pesquisa e desenvolvimento”, disse Pasquotto durante a divulgação do balanço.

O executivo elencou tendências mundiais que apontam para uma forte demanda por motores – automotivos e industriais - nos próximos anos e cita as legislações de emissões, como o Euro 6 na Europa, renovação de frota em diversos mercados, o aumento do uso de biocombustíveis, desenvolvimento de infraestrutura em diversos níveis, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no Brasil, pré-sal e setores de óleo e gás/marítimo, novos entrantes na América do Sul nos setores automotivo, industrial, agronegócio e mineração, além da disponibilidade e custos da energia, que apontam contínua escassez de energia elétrica na América do Sul.

INVESTIMENTOS

Mesmo diante dos desafios da transição de tecnologias de motores, a Cummins manteve seus programas de investimentos em toda a região da América do Sul. No Brasil, estão em curso os investimentos de US$ 50 milhões na renovação das instalações da fábrica de Guarulhos (SP) e outros US$ 90 milhões na nova unidades produtiva da Cummins em Itatiba, no interior paulista, com inauguração prevista para 2015, quando serão transferidas a unidade de negócios de geração de energia e centro de distribuição de peças, hoje também localizados em Guarulhos.

“Em Itatiba os serviços de terraplanagem estão concluídos e os de infraestrutura estão em andamento. Vamos dar início às operações daquela planta no primeiro semestre de 2015. A intenção inicial é não mover as operações de motores, mas a nova unidade terá espaço amplo para atender outras necessidades que surgirão futuro.” 


MERCEDES-BENZ

Sobre uma possível negociação que está ocorrendo entre a Mercedes-Benz e Cummins para o fornecimento de motores para os caminhões Accelo e chassi de ônibus LO, Savelli disse que não poderia comentar sobre este assunto. Esta informação chegou à redação da Transporte Mundial via Facebook.
 
Automotive Business/Transporte Mundial/Portal Ônibus Paraibanos

Mercedes Benz terá novo presidente no Brasil

Mercedes Benz do Brasil terá novo comando. Jürgen Ziegler dará lugar a Philipp Schiemer.



Philipp Schiemer, atualmente vice-presidente de Marketing da Mercedes-Benz Automóveis, assume em 1º de junho de 2013 a gestão da Mercedes-Benz do Brasil. Ele terá a responsabilidade de liderar as operações da Empresa, que é a maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, e inclusive concentra a fabricação dos motores, câmbios e eixos utilizados em seus produtos. A Mercedes-Benz do Brasil conta atualmente com mais de 14.000 colaboradores e tem unidades de produção de veículos comerciais em São Bernardo do Campo (SP), Juiz de Fora (MG), e Campinas (SP).

Formado em economia pela University of Cooperative Education de Stuttgart, na Alemanha, Schiemer tem 48 anos de idade e atua há mais de 20 no setor automotivo. Ele tem amplo conhecimento sobre a indústria automobilística nacional e 14 anos de experiência no Brasil, onde trabalhou com todas as linhas de produtos (caminhões, ônibus, vans e automóveis).

Philipp Scheimer. Créditos: MBB do Brasil/Divulgação


Schiemer sucederá Jürgen Ziegler, cujo contrato expira como previsto e, portanto, assumirá novos desafios no Grupo Daimler, que serão anunciados em breve. Nos últimos três anos, Ziegler liderou os negócios da Mercedes-Benz no Brasil e foi responsável por importantes realizações. Entre elas, destacam-se a implantação do maior plano de investimentos da indústria de veículos comerciais no País; o aumento da capacidade de produção da Empresa; o projeto de conversão da planta de Juiz de Fora para fabricação de caminhões, em tempo recorde e a inédita renovação de todo o portfolio de veículos comerciais de marca.

“Acreditamos que o Brasil continuará crescendo nos próximos anos. Portanto, nosso lema é: pisar no acelerador! Por essa razão, estamos muito felizes em ter Philipp Schiemer, comprovado especialista em sua área de atuação, e com vasta experiência internacional, à bordo”, afirma Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração do Grupo Daimler, responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses.

Assessoria de Imprensa, Mercedes Benz

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mudança de itinerário na Rua João Ivo da Silva

Créditos: Guto de Castro/Acervo
 
A partir da próxima segunda-feira (18), o trecho inicial da Rua João Ivo será interditado devido ao começo das obras do Túnel da Abolição, que faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste. Por causa disso, a primeira parada desta via – após a Avenida Caxangá – será desativada e suas linhas transferidas para a segunda parada da rua.

Durante as obras, as linhas que seguem pela Rua Real da Torre, em direção à Rua João Ivo, precisarão realizar um desvio que seguirá pela Rua José Osório, Avenida Caxangá, Rua Carlos Gomes, Rua Manoel Câmara, retornando à Rua João Ivo da Silva. A linha 412 – San Martin/Largo da Paz sai da Avenida Caxangá para a Rua Carlos Gomes.

Abaixo, as linhas que serão atendidas pela segunda parada da Rua João Ivo da Silva e terão seu itinerário alterado após a Rua Real da Torre.

Real da Torre/João Ivo da Silva

313 San Martin (Abdias de Carvalho)
314 Mangueira
315 Bongi
321 Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
322 Jardim São Paulo (Bacurau)
324 Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 Totó (Jardim Planalto)
332 Totó (Abdias de Carvalho)
333 Totó (Bacurau)
341 Curado I
411 Estrada dos Remédios
426 Torrões (Bacurau)
680 Vasco da Gama/Afogados
700 Beberibe/Afogados
800 Dois Unidos/Afogados
870 Caixa D’água/Afogados
914 PE-15/Afogados

O Grande Recife estará com divulgadores espalhados entre a Av. Caxangá, a Rua Real da Torre e a primeira parada da Rua João Ivo da Silva para poder guiar os usuários que ainda não estiverem cientes das alterações.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente, através do número 0800.081.0158.

GRCT

Caio apresenta primeiro Solar com elevador

Caio apresenta primeiro modelo Solar com elevador. Equipamento favorece o acesso de pessoas que precisam de cadeira de rodas para se locomover e é alternativa às cadeiras de transbordo.


Créditos: Caio/Divulgação

A encarroçadora de ônibus Caio, de Borucatu, no Interior Paulista, apresentou o primeiro modelo de ônibus Solar, para aplicações intermunicipais, rodoviárias de pequenas e médias distâncias e de fretamento e turismo dotado de elevador.

A primeira empresa a usar este veículo é a Turismo Santa Rita, de São Paulo. A empresa, com mais de 50 anos de existência e conhecida também por manter um dos maiores acervos históricos de ônibus do País, presta serviços de fretamento contínuo, eventual e receptivo.

O modelo traz um conceito novo neste tipo de mercado, já que a maior parte dos ônibus para estas aplicações é dotada de cadeira de transbordo, nem sempre bem vistas pelos passageiros.

O equipamento fica no meio do veículo e ocupa uma área correspondente à parte do bagageiro. A plataforma do elevador sobe até a altura do assoalho do ônibus. No interior, há espaço especial para a fixação da cadeira de rodas.

A porta de acesso para a pessoa com necessidade especial é parecida com a de veículos de passeio, com abertura para fora do ônibus, no sentido da dianteira. O equipamento é dotado de sinalização sonora e iluminação e depois de usado, é recolhido para área do bagageiro, sendo protegido por portinholas na saia do ônibus.

Créditos: Caio/Divulgação

Com o modelo, a Caio pensa no segmento de turismo, inclusive o receptivo, que deve aumentar o ritmo de negócios com o crescimento da renda de parte da população e com eventos de grande porte como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

A carroceria apresentada tem comprimento de 12,75 metros de comprimento e 2,60 metros de largura.
O veículo é dotado de janelas laterais coladas e ar condicionado e iluminação de led. O design do ônibus também foi projeto para ser mais leve e limpo.

Para o conforto do condutor, a poltrona do motorista é hidráulica, com cinto de segurança com regulagem de altura.

Blog Ponto de Ônibus