sábado, 6 de junho de 2015

Metrô trava portas para ambulantes

Operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está fechando o cerco contra vendedores ambulantes que atuam ilegalmente dentro dos vagões e das estações do Metrô do Recife, por onde passam diariamente cerca de 400 mil passageiros. A empresa firmou parceria com a Prefeitura do Recife, Polícia Militar, e com o Grande Recife Consórcio de Transportes para intensificar as fiscalizações e coibir o comércio informal nas composições ferroviárias, prática proibida por duas leis – uma estadual e outra federal.

A ação está sendo articulada entre os órgãos desde o fim do ano passado e começou a ser colocada em prática na última semana. Os agentes da PM e fiscais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) estão atuando com seguranças da CBTU. Quem é flagrado comercializando qualquer tipo de mercadoria dentro dos vagões ou nas estações tem o material apreendido.

De acordo com a CBTU, a operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal, como a Estação Central do Recife e a Estação Joana Bezerra. A expectativa é de que a fiscalização seja ampliada e chegue a todas as estações que compõem o sistema Metrorec.

Nos terminais, os efeitos da operação já começaram a ser sentidos pelos passageiros. “Uso o metrô todos os dias e já percebo muita diferença nas estações desde que essa ação foi iniciada. Os ambulantes não estão atuando com tanta frequência. O barulho, provocado pelos gritos dos vendedores, também diminuiu bastante”, comenta a estudante Renata Virgínia, 30 anos. 

Para o coordenador de operações da CBTU, Murilo Barros, o reflexo do reforço na fiscalização nas estações é visto de maneira positiva. “Os passageiros reclamam muito da ação dos ambulantes. Eles comercializam todo o tipo de produto e acabam ocupando o espaço destinado aos usuários. Com a operação, as estações estão mais limpas e com menos barulho”, avalia o coordenador.

O Grande Recife Consórcio de Transportes também intensificou a fiscalização nos terminais integrados para coibir a entrada de ambulantes. Por enquanto, a operação está concentrada no TI Xambá, TI Joana Bezerra, TI Barro e TI Recife. Ação será estendida a outros terminais e estações de BRT (ônibus de trânsito rápido).

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário