segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As perspectivas para 2013

2012 está chegando ao fim. Em poucas horas, já estaremos vivendo 2013. E o que falar do ano que está por vir? Quais as perspectivas? O que deve acontecer no mundo dos transportes? Tudo isso você confere agora nesse especial.

Inauguração dos terminais integrados
 Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo

2012 acabou e três terminais integrados de ônibus ainda esperam para ser inaugurados no Grande Recife: Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Tancredo Neves, no Recife, e Xambá em Olinda. Os dois primeiros são integrados à linha sul do metrô.

Para 2013, esperamos que esses terminais possam entrar em operação, beneficiando milhares de pessoas que hoje sofrem pela falta desses equipamentos urbanos.

Conclusão dos corredores BRT

 Créditos: Governo de Pernambuco/Divulgação

Dois corredores de ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit, com faixas exclusivas e portas à esquerda), estão sendo construídos na Região Metropolitana do Recife: o Norte-Sul, em parte da BR-101 e na PE-15, e o Leste-Oeste, na Avenida Caxangá.

Em 2013, espera-se que esses corredores entrem em funcionamento, já que são primordiais para a realização da Copa das Confederações, em junho. Eles devem melhorar bastante as condições da mobilidade urbana nas regiões atendidas, já que os ônibus gastarão menos tempo para chegar ao centro do Recife.

Investimento na tecnologia Euro V

Uma das grandes novidades de 2012 foi o lançamento da nova tecnologia Euro V para motores de ônibus, que reduz a emissão de poluentes, como o enxofre e os óxidos de nitrogênio. Contudo, as evoluções ambientais refletiram nos preços dos chassis, que ficaram mais caros que os antigos Euro III. Isso fez vários frotistas anteciparem suas renovações, afim de escaparem do aumento de preço. No Recife, por exemplo, apenas 26 ônibus Euro V operam na cidade.

Para 2013, esperamos que os empresários invistam pesadamente nos novos motres Euro V, que, além de gerarem benefícios para o meio ambiente, vão, a longo prazo, surtir melhorias também para todos os habitantes das grandes cidades, com a melhora da qualidade do ar.

Licitação do transporte na RMR

Um assunto antigo, que parecia que finalmente sairia do papel em 2012, mas avançou pouco. A licitação das linhas de ônibus no Grande Recife é uma necessidade, já que poderá implicar em alguns avanços, como melhoria estrutural da frota e investimento em tecnologia e até alguns sonhos, como a climatização dos ônibus e a redução das tarifas.

Em 2012, as linhas foram separadas em lotes, com a determinação de quantos carros rodarão em cada um deles. Além disso, foi publicado o regulamento do sistema de transporte da RMR. Mas, não há notícias de quando será lançado o edital definitivo, sequer de quando o certame será concluído.

Para 2013, esperamos que a licitação das linhas de ônibus possa ter andamento e ser concluída, e que ela melhore a qualidade do transporte no Grande Recife.

Desenvolvimento de outros modais

Bicicleta, transporte aquaviário. 2012 foi marcado por grandes debates sobre modais com pouco espaço na cidade atualmente. Contudo, pouco foi feito na prática, e a situação permanece praticamente estagnada.

Para 2013, esperamos a construção de novas ciclovias, melhorando a vida de quem anda de bicicleta pelas ruas da cidade e o desenvolvimento do projeto de navegação do Rio Capibaribe, que vai permitir o transporte de pessoas pelo grande leito fluvial recifense, ajudando a desobstruir as ruas da cidade. E, talvez até mais importante, a integração destes com outros modais, como os ônibus e o metrô.

E, por fim, gostaríamos de desejar a você, caro leitor do Maxi Ônibus Olinda, um Feliz 2013, com muita paz, alegria, saúde e prosperidade. Esperamos continuar junto de você neste ano que chega, e que promete bastante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog