Créditos: Allen Morrison/Acervo
Mesmo eficiente, o
modelo praticamente desapareceu e são raros os casos ainda existentes.
Em geral, funcionam como atrativos turísticos e não exatamente como
transporte de massa. Mais de meio século depois que saíram de cena,
outra modalidade ferroviária, além do metrô, começa a surgir, o chamado Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), que vai atender a linha entre Cajueiro Seco
e Cabo de Santo Agostinho. O trecho é de apenas 18 quilômetros. No
entanto, se depender da disposição dos operadores, há fôlego para mais.
Inclusive como alternativa na área urbana.
Enquanto o futuro não
chega, o passado reconta história. O primeiro bonde brasileiro surgiu no
Rio de Janeiro e era puxado a burro no ano de 1852. No Recife, há
registros de que a primeira linha a vapor foi inaugurada em 1867 e
ligava o Porto do Recife ao bairro de Apipucos. A linha foi depois
estendida para os bairros de Dois Irmãos e Caxangá. Somente em 1870 foi
criada a linha do município de Olinda
ao bairro de Beberibe, no Recife. A capital pernambucana foi uma das
últimas a instalar os bondes elétricos. A primeira linha elétrica ligou
os bairros de Santo Antônio e Boa Vista. Foi inaugurada em 1914.
Mais modernos, os trens
elétricos inauguraram uma nova fase no transporte da cidade. De acordo
com as pesquisas históricas, muitos bondes abertos foram reconstruídos
como modelos fechados de luxo para uma nova linha até a Praia de Boa
Viagem, inaugurada em 1924. Na década de 1920, a Pernambuco Tramways
operava 130 veículos motorizados e 110 reboques em 141 quilômetros de
linhas, o terceiro maior sistema urbano de bondes do Brasil. Em
Pernambuco, além do Recife, outras 11 cidades chegaram a contar com
serviços de bonde: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Carpina, Caruaru,
Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Timbaúba e Triunfo.
Uma rota que havia sido planejada para Jaboatão nunca foi construída.
Por Tânia Passos / Blog Mobilidade Urbana
Blog Meu Transporte
Quem alcançou bonde suficientemente bem é quem já ultrapassou os 70 anos, quer seje no Recife ou qualquer capital do Brasil. Mas, em Recife, no histórico logradouro chamado RECIFE ANTIGO ainda tem umas linhas de bonde a amostra nos paralelepípedos q teve a sorte de não receber camada de asfalto por cima (essa sorte é até quando?) até q daria p,ra circular alguns bondes turísticos, em vez de ser como meio de transporte, pois em Santos-sp já existe esse sistema. Pelo menos amenizava a saudade de um saudoso e q alcançou os ANOS DOURADOS como eu. A GLOBO já passou uma novela chamada ANOS DOURADOS.
ResponderExcluir