sábado, 8 de dezembro de 2012

Confira os números de produção e vendas de ônibus

Produção de ônibus sobe em novembro, mas deve fechar o ano com expressiva queda. Entre outubro e novembro, a alta foi de 2,9%, mas no acumulado do ano, a produção de chassis soma 34 231 unidades, o que representa queda de 23,4%. 

Créditos: Guto de Castro/Ônibus Brasil
 
Mesmo com as restrições às importações e a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, a produção de veículos no Brasil deve fechar em queda de 1,5%, com 3,36 milhões de unidades. O número contraria as expectativas das fabricantes que esperavam alta em torno de 2% em relação ao ano de 2011.
No acumulado entre janeiro e novembro deste ano, a queda é de 2,1% na produção de veículos com 3 milhões 83253 unidades, de acordo com dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgados nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro.

São vários os fatores que contribuem para números pouco animadores da indústria automobilística, como o fraco desempenho da economia brasileira, com PIB – Produto Interno Bruto a níveis muito baixos, e a crise econômica internacional que afetou as exportações em cheio. Para se ter uma ideia, nos 11 meses deste ano, a queda nas exportações foi de 20,2%, com 400 mil 881 veículos ante 502 mil 279 unidades de janeiro a novembro do ano passado.

Os setor que mais sofreu com a retração na produção e que contribuiu para puxar para baixo os números da indústria foi o de veículos comerciais pesados, segundo a Anfavea. Além dos fatores que contribuíram para os resultados negativos dos veículos leves, a entrada em janeiro de uma nova legislação de redução de poluição, que deixou os veículos mais caros, fez com que os frotistas antecipassem as renovações no ano passado e comprassem menos em 2012.

A maior queda é do segmento de caminhões. Foram produzidas até novembro, 129,9 mil unidades, o que representa queda de 39,4% nos 11 meses deste ano frente ao mesmo período de 2011. O segmento de ônibus também amarga expressiva queda na produção do ano, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Entre janeiro e novembro foram fabricados pelas associadas da Anfavea, 34231 chassis de ônibus. O número representa queda de 23,4% em comparação ao período de janeiro a novembro de 2011, quando houve recorde na produção e foram feitos 44703 ônibus. Mas a tendência é de recuperação no segmento de ônibus, maior até mesmo que no setor de caminhões. Entre outubro e novembro deste ano, a alta na produção de ônibus foi de 2,9%. Mas se for comparado o mês de novembro de 2011, quando foram fabricados 4585 chassis, com o mês de novembro deste ano, a queda é de 8,1%. No último mês, foram feitos, 4215 ônibus.

Para o ano de 2013, a Anfavea prevê um crescimento em toda a indústria de veículos na ordem de 3,5 % a 4,5% nos emplacamentos. Mas as vendas para o exterior devem continuar em queda, acumulando perdas em torno de 4,6%.

LICENCIAMENTOS DE ÔNIBUS:
Os licenciamentos de ônibus entre janeiro e novembro deste ano acumulam queda de 16,6%, com 25921 unidades de chassis. De acordo com dados da Anfavea, divulgados nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro, a montadora que mais cresceu foi a Volvo e que registou a maior queda foi a Volkswagen/MAN. Acompanhe os números:

UNIDADES PRODUZIDAS DE JANEIRO A NOVEMBRO E VARIAÇÃO EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO:
AGRALE: 3.088 -23%
INTERNATIONAL: 56 (sem registro na variação)
IVECO: 1403 +18%
MAN/VOLKSWAGEM: 7200 -29,3%
MERCEDES BENZ: 11.681 -12,7%
SCANIA: 930 – 21,8%
VOLVO: 1563 unidades + 38,9%

Assim, a Mercedes continua sendo ainda a maior produtora de ônibus do Brasil, seguida pela Volkswagen e pela Agrale. A Volvo ultrapassou Iveco (que não é concorrente direta) e a Scania (que atua no mesmo nicho de mercado) e se tornou a quarta maior fabricante de ônibus do País.

 Créditos: Claudemir Barros/Acervo

A aposta da marca nos veículos de motorização dianteira, que é o maior mercado do Brasil, com o B 270 F, é um dos principais fatores para o crescimento da marca no setor de ônibus.

Adamo Bazani, jornalista da Radio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog