quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Nada de ônibus para os corredores

Prefeitura do Recife não liberou o transporte para levar atletas para São Paulo

 Créditos: Podcorrer/Acervo

 Os planos financeiros para 2013 de 44 corredores pernambucanos que todos os anos disputam a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro, tiveram que ser revistos de última hora. Isso porque, já aos 45 minutos do segundo tempo, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da gerência do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), comunicou que o ônibus cedido gratuitamente para o transporte dos atletas à capital paulista não seria liberado este ano. 

Após a negativa do governo municipal, que há oito anos disponibilizava o veículo, os pernambucanos tiveram que arcar com as despesas do próprio bolso. O total dos gastos apenas com transporte chegou à casa dos R$ 18 mil. Após um sacrifício imensurável para juntar toda essa quantia, enfim, os 44 corredores conseguiram bancar o custo e, na manhã de hoje, embarcam da Praça do Derby com destino a São Paulo. “Inicialmente, fizemos uma cota de R$ 540 para cada corredor. Como no grupo temos atletas com poucas condições financeiras, nem todo mundo pagou essa quantia. Foi no sacrifício, mas conseguimos e vamos tentar com muita força representar o estado que tanto amamos”, destacou Geaze Fragoso, corredor há 23 anos e responsável pela arrecadação do dinheiro.

É importante frisar que apenas os gastos com transportes estão pa­gos. “A alimentação cada um leva a sua”, complementou Fragoso. A boa notícia é que mesmo não cedendo o transporte, o coordenador da Gerência de Rendimento do Geraldão, Antônio Domingos, articulou a estada gratuita do grupo pernambucano em São Paulo. “Prestamos toda assessoria para os atletas que ficarão hospedados numa academia de artes marciais localizada no bairro de Santana, bem próximo de uma estação de metrô”, informou Domingos.
De acordo com a diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena, o ônibus não pôde ser liberado por conta da mudança de comando da PCR. “A orientação que tivemos da prefeitura foi para não fazermos esse tipo de atividade, cujo pagamento vira de um ano para o outro. Não poderíamos assumir uma dívida nesta gestão e deixar o pagamento para a próxima. Até porque esse tipo de pagamento só pode ser feito após o evento e com a comprovação de todos os recibos. Infelizmente, tivemos que seguir as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou Renata.

CORRIDA
Pela primeira vez na história, a Corrida Internacional de São Silvestre será disputada no período da manhã. A primeira largada será das mulheres, às 7h40. A elite masculina largará às 8h (todos no horário do Recife). A largada e a chegada será na avenida Paulista, centro de São Paulo. De acordo com a organização do evento, a mudança é devido ao clima e a montagem de toda estrutura para o Réveillon da Terra da Garoa.

Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog