2012 foi um ano bastante movimentado no mundo dos transportes. Desde o lançamento de novos modelos de ônibus até as polemicas envolvendo os novos terminais integrados do Recife, tudo isso marcou bastante esses últimos 366 dias.
No tocante a modelos de ônibus, tivemos o lançamento de várias carrocerias, como o Apache VIP III, no segmento urbano. Já na parte semi-rodoviária e rodoviária, destacamos o Marcopolo Audace e o Irizar i6. Aqui em Pernambuco, tivemos a consolidação do Comil Svelto V, que garantiu presença na frota de várias empresas, além dos panorâmicos da Marcopolo, que ganharam espaço nas empresas rodoviárias e de fretamento.
Créditos: Caio/Divulgação
Nesse aspecto, quem "amarelou" foram as empresas de ônibus, que anteciparam as compras com os motores antigos por causa do custo mais elevado do Euro V. Por isso, ainda temos uma quantidade pequena de ônibus com essa nova tecnologia circulando em nossas ruas.
Vindo para a terra dos altos coqueiros, o grande destaque do ano foi o investimento de algumas empresas em ônibus mais potentes. Os articulados de motor traseiro ganharam espaço na nossa frota. Vera Cruz, Borborema, Santa Cruz, Empresa Metropolitana e São Judas Tadeu foram as responsáveis pelas compras.
O Maxi Ônibus Olinda também foi destaque em 2012. Nesse ano, ampliamos a interação com você, caro leitor, por meio das redes sociais, além da prestação de serviços e das nossas colunas. Onde Está Você, Modelos de Ônibus, entre outras, trouxeram um feedback importante. Além, claro, dos nossos três anos em atividade.
Mas, a grande polêmica de 2012, sem dúvida, envolve os terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. A inauguração, em abril, do TI Aeroporto gerou várias críticas pela dependência do metrô para chegar ao centro da cidade. E claro, a longa espera pelo início das atividades dos outros três terminais: Tancredo Neves, no Recife; Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes; e Xambá, em Olinda.
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Para terminar, não podemos deixar de falar dos corredores de ônibus que estão sendo construídos na região metropolitana. Seguindo o modelo BRT, o corredor Norte-Sul e o Leste-Oeste estão com as obras dentro do ritmo, mas ainda não tem data para inauguração. As duas obras visam a melhoria da mobilidade na RMR para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.
E, para encerrar, trazemos para vocês as cinco postagens mais vistas nesse ano de 2012 aqui no blog. Relembre o que foi destaque com a gente:
- Consórcio adequa atendimento para o Shopping RioMar
- Nápoles: 10 anos sem uma gigante do transporte pernambucano
- Homem morre em acidente na Avenida Recife
- Brasil precisa de 50 mil novos motoristas de ônibus e caminhão
- No Grande Recife, Terminal integrado de Cajueiro Seco vai possibilitar redução de tarifa nos ônibus
E-mail us https://imgur.com/a/wS0uE0U https://imgur.com/a/vEsPo5h https://imgur.com/a/1pcCSOL https://imgur.com/a/5GLEnZ3 https://imgur.com/a/BcqDILM https://imgur.com/a/S8mEZSm https://imgur.com/a/ZEd0YB3
ResponderExcluir