Quando os primeiros ônibus articulados chegaram ao Recife, no final da década de 80, chamaram a atenção não só pelo tamanho, mas também pela articulação maleável que une as duas partes destes veículos. Tal equipamento lembra bastante uma sanfona, instrumento que foi imortalizado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. E assim surgiu o apelido: "ônibus gonzagão".
Até hoje, é bastante comum ouvir as pessoas se referirem aos ônibus articulados dessa forma. Foi um jeito carinhoso e exclusivo que o recifense encontrou de tratar esses veículos. Outro apelido bastante usado, e relacionado ao tema, é "ônibus sanfonado" ou "ônibus sanfonão".
As empresas do Grande Recife já homenagearam o apelido "ônibus gonzagão". Em 2009, a Itamaracá Transportes fez uma plotagem especial em um de seus articulados, para comemorar o São João. E a articulação do veículo foi envolvida justamente por uma sanfona. Relembre conosco:
Créditos: Wyllyam Aleixo/Flogme
E hoje, quando o Rei do Baião comemoraria 100 anos, essa é a homenagem do Maxi Ônibus Olinda ao nosso pernambucano mais ilustre! Viva Luiz Gonzaga!
Em tempo
A Expresso Guanabara, do Ceará, também homenageou o centenário de Luiz Gonzaga com uma plotagem especial em um de seus ônibus. Veja como ficou:
Créditos: Carlos Aguiar/Ônibus Brasil
Créditos: Thiago Alex/Ônibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário