segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Carrocerias fecharão em alta o ano de 2012

 Créditos: Guto de Castro/Acervo

Segundo dados divulgado pelo SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) recentemente, o número da produção brasileira de carroçarias para ônibus em 2012 terá um crescimento de 2,5% ante 2011. Esse aumento supera as expectativas da maioria dos participantes do setor de encarroçamento, pois muitos esperavam uma queda de até 20%, fato que não se concretizou em virtude de algumas medidas de estímulo do Governo Federal. 2012 fecha o ciclo com 36.915 carroçarias produzidas, sendo que o mercado doméstico absorverá 31.800 unidades e o restante sendo exportado.

O fato é que ainda temos muito mercado para crescer, principalmente em função da reformulação dos sistemas de transporte público nas médias e grandes cidades brasileiras, que podem se modernizar e agregar valor aos veículos a serem utilizados, resultando em viagens mais confortáveis e rápidas. Custos operacionais são determinantes negativos para que a imagem desse transporte não se modifique? O poder público tem que participar mais ativamente para proporcionar condições adequadas ao segmento e modelo idealizado para a evolução do modal.

Outro detalhe que pode ainda mais mover a indústria brasileira de ônibus é o setor rodoviário, que realiza as operações em linhas regulares de médias e longas distâncias, e que anda defasado com suas frotas, tendo ainda uma idade média de oito anos.

O segmento de fretamento turístico também pode beneficiar os fabricantes de ônibus do Brasil com os próximos grandes eventos esportivos a serem realizados aqui e ainda por fazer parte do nicho do turismo que temos a explorar com toda a nossa beleza e atratividade encontrada em nosso território.
O Brasil é um país singular que reúne uma rica natureza aos contrastes do ambiente urbano e do modo de vida de sua população, valores capazes de atrair os olhares do mundo inteiro.

Auto Buss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog