sexta-feira, 11 de maio de 2012

Licitação da II Perimetral/Via Metropolitana Norte deve sair até junho






Uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (9) apresentou o projeto da II Perimetral/Via Metropolitana Norte, que ligará as cidades de Olinda e Paulista, no Grande Recife. A obra será entregue dois anos após a assinatura da ordem de serviço. O edital de licitação deverá ser publicado ainda em junho. A audiência publica é a primeira etapa do processo. A partir desta quarta (9), a Secretaria das Cidades tem até 30 dias para analisar as observações e incorporá-las, ou não, ao projeto.

Com orçamento de R$ 400 milhões - garantido pelo Governo Federal por meio do PAC da Mobilidade das Grandes Cidades - a ideia é fazer uma via de 10,1 km com um corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, novas paradas e pontes sobre o Rio Fragoso.

A via deve começar no bairro de Rio Doce (em Olinda) a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, no Janga (Paulista) na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista. Além disso, a 2ª Perimetral será triplicada no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15.

Ao longo da intervenção serão construídas sete pontes sobre o Rio Fragoso e 18 paradas de ônibus serão instaladas por sentido. A avenida também terá duas pistas marginais de cada lado do Rio, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus. Todo o percurso será margeado por uma ciclovia.

"As obras tratam o transporte público coletivo como prioridade e integram várias estruturas viárias, facilitando o deslocamento dos moradores, principalmente os carentes, de Olinda e Paulista até o Recife, desafogando o trânsito em diversos pontos", disse o secretário de Cidades em texto divulgado à imprensa.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog