quarta-feira, 9 de maio de 2012

Terminais rodoviários do Brasil têm instalações precárias

Grande parte das rodoviárias nas capitais brasileiras nasceu entre os anos 70 e 80. Apesar de belos projetos, envelheceram. Faltam investimentos em infraestrutura e manutenção. 

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O Jornal Nacional apresenta nesta segunda-feira (7) a primeira reportagem de uma série especial sobre o universo dos terminais rodoviários e das viagens de ônibus pelo Brasil. Em mais de 6 mil quilômetros de viagens, os repórteres Rodrigo Alvarez, Wilson Araújo e Moisés Lima encontraram muitas instalações precárias, imundície, desconforto, desrespeito, mas também algumas exceções.

No lamento solitário, a melancolia da rodoviária maranhense. Peritoró recebe os visitantes com uma montanha de lixo e com a simpatia da vendedora Raimundinha. “O cartão postal é a sujeira e a lameira”, afirma a mulher. Reze para não passar por um pátio esburacado e ainda precisar de um banheiro. “Não tem nada muito inteiro”, diz um homem. Ou de qualquer outro sanitário pelos terminais do Brasil. O cheiro é terrível e os locais bem sujos.

A equipe do Jornal Nacional rodou 6,1 mil quilômetros. O gigantesco terminal que recebe mais de 60 mil pessoas por dia em São Paulo foi o ponto de partida. Quinze dias e 15 estados, mais o Distrito Federal. O grupo foi passageiro em ônibus de nove empresas.

Para mostrar o que brasileiros enfrentam diariamente em ônibus, estradas, rodoviárias, paradas, a equipe viu de tudo e descobriu que rodoviária, no Brasil, é loteria. Sem sorte, o passageiro fica horas esperando por um ônibus atrasado em Rio Verde, em Goiás.

“Não tem uma polícia, não tem guarda, não tem nada. Simplesmente os passageiros e o Cristo”, conta a desempregada Josi Sales.

Com sorte, o passageiro chega a um terminal ajeitado como o de Itajaí. O terminal é um dos mais limpos e a chuveirada de R$ 9,45 uma das mais caras do Brasil. Mas como ninguém escolhe o destino pela rodoviária, uma hora o passageiro embarca na maior confusão.

A equipe chegou à rodoviária de Salvador por um dos acessos que os pedestres usam quando vão de ônibus à cidade ou para a rodoviária. Eles fizeram no caminho o que a população enfrenta, o que o usuário de ônibus enfrenta quando vai para a rodoviária a qualquer hora do dia. Camelôs por todos os lados em uma das entradas principais da rodoviária de Salvador.

Lá não tem luxo, nem muito conforto e tem banheiro para deficiente, mas de porta trancada, o que obriga seu Raimundo a pedir ajuda no banheiro comum. “O rapaz falou que tinha a chave, mas ele não tava aí. Não tinha ninguém”, diz um homem.

Nas capitais brasileiras, grande parte das rodoviárias nasceu entre os anos 70 e 80, mas mesmo que tenham sido belos projetos, envelheceram. Faltam investimentos em infraestrutura e manutenção. Em Florianópolis, no começo de 2012, uma canaleta caiu do teto no meio do terminal e deu um susto nos passageiros. Em Belo Horizonte, o tempo e o vento fizeram toda a diferença. Era para ser sinônimo de luxo e conforto para os passageiros, mas virou um monumento estranho no meio da rodoviária de Belo Horizonte: escadas rolantes desativadas há mais de 20 anos. Foi mantida toda a estrutura metálica, os corrimões de borracha e os botõezinhos que um dia, muito tempo atrás, fizeram com que as escadas funcionassem. E o prédio que agora tem goteira para todo lado já ganhou prêmio de arquitetura.

Já a rodoviária de Porto Alegre também mereceria um prêmio de arquitetura, no mínimo, pelo inusitado da construção. O terminal gaúcho é de 1970. Para usar o único banheiro, que é de graça, só fazendo peregrinação pelo meio dos ônibus.

De Porto Alegre a Brasília, foi um dia inteiro na estrada e a sensação da equipe era de que a viagem foi para outro Brasil. Eram 9h10 de uma manhã e o grupo se impressionou com a rodoviária, bem diferente do que foi visto no resto do país. Alguns dizem que certos aeroportos são tão ruins que parecem rodoviárias, mas a rodoviária é tão moderna que é melhor que muito aeroporto.

A rodoviária nova de Brasília não é só jovem, bonita e bem sinalizada. Tem carrinho de bagagem para todo mundo, espaço de sobra e um cuidado que os passageiros merecem em qualquer lugar do Brasil.
Por falta de ônibus em quantidade e horários suficientes para atender às necessidades da população, o terminal rodoviário de Santa Luzia do Pará acabou virando uma grande central de transportes e o que mais tem não é ônibus.

“São R$ 35 para andar 200 quilômetros e deixar em casa, mas vai lotação. Vão outras pessoas junto, são quatro. É o frete”, diz a motorista Ivonete Araújo.

A 200 quilômetros do lugar, uma cidade com nome muito parecido: Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. Depois de tudo o que a equipe viu, só faltava uma rodoviária sem ônibus.

“Aqui passa ônibus, mas só não para aqui. Não para na rodoviária. Não sei o porquê chama rodoviária, é só para enfeitar. Suponho que seja, né?”, fala um homem.

Nota: Uma tarja da reportagem exibida na TV dizia que Caxias ficava no Piauí. Na verdade, fica no Maranhão. A informação foi corrigida no vídeo publicado nesta página.

G1/Rede Globo

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