quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conheça os aplicativos para os usuários de ônibus do Recife

Quem precisa utilizar o transporte público para se locomover na Região Metropolitana do Recife conhece as dificuldades diárias que é preciso enfrentar até chegar ao lugar de destino. E para facilitar o dia a dia dos usuários de ônibus, foram desenvolvidos aplicativos que indicam trajeto, paradas, tempo das linhas disponíveis de acordo com a localização e dados gerais, como rua, horário e pontos de partida e chegada. O Pernambuco.com testou cinco ferramentas  tanto em Android, como iOS em diferentes ferramentas e pontos da cidade. Confira o resultado.


Citta Mobi
Disponível para iOS e Android | Versão 1.1.2 |Tamanho 2,5M




Disponível para download desde julho, o app se propõe a rastrear a frota de ônibus do Recife. Ao baixar o aplicativo, o usuário deve ativar o GPS para que o sistema indique as paradas mais próximas. Quando selecionar o ponto desejado, é possível visualizar todas as linhas que têm o menor tempo para passar.


Na lista aparecem o nome e o número das linhas, se tem acessibilidade para cadeirante e quanto tempo falta para chegar. É possível também selecionar como favorito, permitindo o acesso facilitado a determinados ônibus que ficam em uma janela separada.


Um ponto positivo da ferramenta é que o usuário não precisa estar exatamente no local em que o transporte vai passar, basta apenas visualizar o tempo médio de chegada através do  mapa. Isso permite, por exemplo, estimar o percurso até a parada evitando longa espera. Dessa forma o usuário pode ver quanto tempo falta para o ônibus passar no ponto selecionado antes mesmo de sair.


As previsões apontadas pelo Citta Mobi indicam de 45 minutos até um minuto. Depois desse tempo, o app classifica o ônibus como “próximo”. A falta de precisão nessa classificação é um dos pontos negativos da ferramenta. A falha foi notada na Avenida Caxangá, quando o aplicativo apontava a linha Engenho do Meio como “próximo”, mas o tempo de espera ainda superou cinco minutos.


Outro ponto negativo observado foi a falta de rastreamento de algumas linhas em determinados pontos. Em uma parada próxima ao cruzamento da Avenida João de Barros com a Avenida Norte, enquanto o app indicava o tempo de algumas linhas, como Casa Amarela (Cruz Cabugá) e Alto do Refúgio, chegaram a passar Pátio Nossa Senhora do Carmo e Brejo sem a indicação aparecer na tela.


Apesar das falhas, o aplicativo exibe um comunicado ao iniciar alertando de que pode haver divergências nas previsões, pois nem todos os coletivos disponibilizam a localização atual. O programa funcionou normalmente e sem travas. Apontando as mesmas características em diferentes sistemas operacionais (iOS e Android). A diferença fica apenas por conta da versão do mapa no aparelho e conexão.


Busão Recife
Disponível para iOS e Android | Versão 1.0.1.2 | Tamanho 3,7M






Mais antigo, o aplicativo surgiu em 2013 e se classifica como “aplicativo para pessoas perdidas da cidade do Recife”. Criado por um estudando de Ciências da Computação da Unicap, o app exibe o itinerário dos ônibus, o número das linhas e os preços das passagens. Além disso, é possível procurar os coletivos que passam em determinadas ruas selecionadas pelo usuário.


Ao abrir o Busão Recife quatro opções aparecem na tela: ônibus, ruas, como chegar e sobre, onde é possível ver informações da ferramenta. Selecionando “ônibus”, aparecem todas as linhas disponíveis, com nome e tarifa, por ordem numérica. Pelo botão filtrar é possível encontrar a linha desejada mais facilmente. A função responde com rapidez e a busca por palavras-chave ajuda o usuário diante da grande quantidade de nomes.


Ao selecionar uma linha de ônibus, aparecem todas as ruas em que o coletivo passa nos sentidos subúrbio e cidade. Clicando em uma rua também estão disponíveis outras conduções que fazem o mesmo trajeto. Além disso aparecem os horários dos dias úteis, sábados e domingos de cada condução. No entanto, nem todas as linhas apresentam a escala completa. A Piedade/Shopping Center, por exemplo, exibe apenas as horas do sábado, mesmo circulando normalmente na cidade durante os outros dias da semana.


Na seção ruas, são exibidas todas as vias por ordem alfabética e também conta com a opção de filtrar. Ao selecionar, são exibidos os ônibus e o valor das passagens.


O ponto negativo do aplicativo fica por conta da opção “como chegar”, que não abre diretamente no mapa do dispositivo e é necessário selecionar o endereço atual e o destino. No teste, a função não respondeu ao clicar em “como chegar”. De acordo com a descrição do aplicativo, deveria aparecer o mapa indicando o roteiro, o que não aconteceu no Android e iOS.


Ônibus Recife
Disponível para Android e Windows Phone | Versão1.7.4 | Tamanho 2,4M




Também criado em 2013, o aplicativo se propõe a exibir as diferentes rotas disponíveis para o usuário chegar ao seu destino. O diferencial do aplicativo é a função que permite visualizar se está próximo de descer do ônibus, indicando as paradas mais próximas. No entanto, alguns serviços, como mapa, só funcionam em versões atualizadas do Android, superiores a 4.1.


O aplicativo indica também opções de linhas para chegar a determinado destino. Para seguir da Avenida Cruz Cabugá, por exemplo, até a Caxangá, foram apresentadas vinte possíveis rotas, com o ônibus que deve pegar e a parada para descer. Por exemplo, pegar a linha Circular (Prefeitura/Cabugá), fazer escala na rua Floriano Peixoto e esperar o CDU (Várzea). Apesar da diversidade de opções, as rotas seriam facilitadas pelo uso do mapa nesta opção.


Na seção “Tá perto de descer?”, o usuário tem acesso a todas as opções de paradas das linhas disponíveis na Região Metropolitana, inclusive com pontos de referência, o número da parada, a distância a ser percorrida e os nomes do bairro e da rua. Além disso, outras opções do app são conferir os horários e os dias em que determinado ônibus trafega e visualizar as linhas de selecionado as paradas.


Em todas as funções o aplicativo respondeu com rapidez e não apresentou trava ou falha, a não ser ao limitar o usuário da versão mais antiga do Android e explorar pouco o acesso ao mapa.


Busu Recife
Disponível apenas para Android | Versão 1.0.1 | Tamanho 1,7M




Criado há dois meses, o aplicativo indica os trajetos dos ônibus da Região Metropolitana. Diferente do Citta Mobi, que disponibiliza as paradas e os ônibus num mapa, o Busu limita a informação a um ônibus por vez. Dessa forma, ao abrir o aplicativo, o usuário deve selecionar uma linha para ter acesso às paradas em que o ônibus para.


Ao selecionar uma parada, é exibida uma aba com os dados do ponto, indicando a rua, o bairro e número mais próximo, a previsão de chegada, o número da linha e se tem acessibilidade. O espaço conta também com a opção de criar alertas, dessa forma, o usuário pode selecionar uma das opções apresentadas para que o app avise quando estiver próximo. O serviço funciona mesmo com o aplicativo fechado e exibe as informações em tempo real na barra de notificações, onde o usuário pode continuar acompanhando quanto tempo falta para o ônibus chegar na parada.


A informação foi precisa no teste em diferentes pontos, como na Agamenon Magalhães, ao selecionar a linha Aeroporto/Tacaruna (Derby) e na Conselheiro Aguiar, com a opção Piedade/Shopping Center. Os alertas funcionaram e acompanham o trajeto em tempo real. Outro ponto positivo é a facilidade de usar a ferramenta, que expande um mapa e um pequeno ícone fica à disposição para exibir outras opções e a possibilidade de criar vários alertas.


Bus Legal Recife
Disponível apenas para Android |Versão 1.0.0 | Tamanho 8,1M




Criado em julho deste ano, o aplicativo tem como foco os terminais integrados da Região Metropolitana: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Barro, Cavaleiro, Jaboatão, Camaragibe, Macaxeira, PE-15, Igarassu, Caxangá, Paulista, Pelópidas Silveira, Cabo, Aeroporto, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, TIP e Xambá.


Ao baixar o app o usuário deve escolher um terminal, ou digitar o nome, selecionar uma linha de ônibus e em uma tela serão exibidos os horários dos dias úteis e fim de semana, além do preço da passagem. A ferramenta não apresentou travas, é leve e fácil de usar.


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog