quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

BRTs saem de cena no Carnaval do Recife por causa do medo de depredações. Só uma linha vai funcionar, parcialmente


Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem

O folião praticamente não contará com o BRT (Bus Rapid Transit) neste Carnaval. O sistema sairá quase totalmente de cena por causa da violência. Das cinco linhas em operação, uma funcionará parcialmente. O Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro, irá operar apenas com uma linha até o Derby, área central da capital, e o Norte-Sul, que liga o norte da Região Metropolitana ao Centro, não funcionará. A única linha em operação será a TI Camaragibe-Derby, que levará os foliões até a Estação Derby. O receio de depredações e a dificuldade de área para retorno dos BRTs, veículos compridos – entre 19 e 21 metros – e caros – em média R$ 700 mil – foram as razões para desativar a pequena operação que o sistema vem fazendo no Grande Recife desde junho.

De forma geral, os BRTs irão estar nas ruas apenas até a sexta-feira (13), às 20h. A exceção será a linha de Camaragibe até o Derby que funcionará até as 14h do Sábado de Zé Pereira, ajudando o metrô do Recife no transporte dos foliões para o desfile do Galo da Madrugada. Essa linha será mantida durante todo o Carnaval, mas sempre até a Estação Derby. Para compensar o transtorno que será causado aos quase 60 mil passageiros que hoje usam o Via Livre, o Grande Recife Consórcio de Transporte estará reforçando a frota das linhas convencionais e até reativando outras que eram operadas apenas pelos BRTs.

“O folião não deve se preocupar porque não faltará ônibus. Ele poderá ir e vir do Carnaval no transporte público sem dificuldade. Avaliamos a necessidade de manter a operação do BRT e decidimos por preservar apenas a linha até o Derby. Tememos as depredações, é verdade, não só dos veículos, mas também das estações. Mas, não é só a segurança que pesou. A questão operacional também, já que, devido às interdições para a folia, o BRT não conseguirá chegar às estações”, argumentou o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.

O Corredor Norte-Sul será o mais afetado porque não terá nenhuma das duas linhas operando. Até as 20h da sexta-feira os BRTs farão o embarque e desembarque na Estação 13 de Maio e retornarão a partir da Estação Riachuelo. A partir daí deixam de rodar. Na avaliação do Grande Recife Consórcio, o risco de manter a operação do Norte-Sul no Carnaval seria ainda maior porque os veículos teriam que passar por Olinda para chegar ao Centro do Recife. “A demanda é muito baixa depois do Galo da Madrugada. Fizemos uma análise de outros carnavais e verificamos que não justificava manter a operação do corredor. Além de que o BRT é um sistema diferenciado, que precisa das estações em funcionamento. Não é como os ônibus comuns, que embarcam e desembarcam em qualquer lugar”, argumentou Melibeu.




JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog