domingo, 29 de março de 2015

Lixo se acumula nos trilhos do Metrorec

Créditos: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

O grande volume de lixo nas estações, trilhos e trens do Metrô do Recife (Metrorec) dificulta o funcionamento do sistema metroviário e causa atraso generalizado nas viagens dos passageiros. Por ano, o Metrorec gasta R$ 9 milhões com a limpeza da estrutura. O valor exorbitante poderia ser reduzido e investido em melhorias no serviço da empresa, reformas e compra de novos equipamentos.

“O lixo obstrui as vias e impede a passagem da chuva, além de atrair roedores que rompem os cabos do sistema de comunicação do metrô. Os ratos, além de comer os detritos, roem os cabos de sinalização. É um problema de saúde pública”, destaca o gerente de comunicação do Metrorec, Salvino Gomes. Ele explica que o rompimento da fiação atrasa as viagens porque obriga o sistema a reduzir a velocidade dos trens.

Salvino Gomes informa que já foram encontrados sofás, vasos sanitários e carcaças de eletrodomésticos nas vias. “Infelizmente, os vãos se tornaram um grande depósito de lixo urbano. As pessoas jogam todo o tipo de entulho”, critica. De acordo com ele, além dos passageiros, cidadãos que moram perto das estações despejam detritos nos trilhos.

O comerciante José Francisco da Silva, de 48 anos, diz que vê diariamente as pessoas jogando lixo em locais impróprios, principalmente nos vãos das estações. “Eu sempre vejo isso em qualquer lugar no metrô. Enquanto isso, as lixeiras estão vazias”, comenta.

O padeiro Josenildo do Nascimento, 33, aponta o comércio ilegal dos ambulantes como uma das causas do aumento da poluição. “Parece uma feira. Os comerciantes vendem de um tudo: pipoca, água mineral, chocolate. As pessoas consomem os alimentos e jogam as embalagens no chão mesmo. Os ambulantes também fazem isso”, denuncia. “Eu acho que deveriam legalizar a profissão para haver mais controle”, opinou.

Para diminuir o volume de lixo, o Metrorec anunciou que pretende iniciar uma campanha de conscientização. Segundo a empresa, placas e cartazes de conscientização serão afixados nas estações.



JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog