sexta-feira, 8 de março de 2013

Cidadãos se reúnem para solucionar falta de sinalização em paradas de ônibus da capital

 Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo

Uma iniciativa simples, colaborativa e altamente funcional, no melhor do estilo "importação" cidadã, pretende melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo no Recife. Para acabar com a falta de sinalização nas paradas de ônibus, moradores de Porto Alegre resolveram não esperar pelo poder público e colar adesivos nos pontos para que os próprios passageiros possam escrever as linhas que atendem o local. A ideia ganhou força pelo país e começa a ser aplicada na capital pernambucana nesta semana.

O projeto "Que Ônibus Passa Aqui?" foi lançado em fevereiro do ano passado no sul, mas na noite desta segunda-feira (04), através da rede social Facebook, começou a mobilizar os recifenses. A primeira missão pretende adesivar as paradas entre o próximo domingo (10) e segunda-feira (11).

Para participar, basta fazer o download do arquivo do adesivo, ir até uma gráfica e pedir para imprimir em papel adesivo branco em folha A3, são três adesivos por folha (peça para que eles cortem). Depois, basta sair de casa ou descer do prédio e ir até a parada de ônibus mais próxima, ou que você passe com mais frequência, e colar o adesivo. Comece escrevendo uma das linhas que param no ponto e mostre aos usuários como funciona a brincadeira.

No facebook, o grupo Que Ônibus Passa Aqui - Pernambuco já possuía mais de 70 participantes em apenas uma hora de criação. Na página, é possível baixar o arquivo do adesivo e conhecer as pessoas que vão atuar em cada bairro. A mobilização está sendo articulada pela estudante de jornalismo Bruna Monteiro, de 20 anos. 

Mais informações, pelo grupo no Facebook ou através do e-mail queonibuspassaaquipe@gmail.com.

Conheça o projeto no blog Shoot The Shit e confira o vídeo feito pelos idealizadores:
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog