Créditos: Guto de Castro/Acervo
As vendas de ônibus cresceram 8,72% neste mês de fevereiro na comparação com janeiro. Isso significa comercialização de 2 630 ônibus contra 2 419 do primeiro mês do ano. Apesar de a indústria se recuperar aos poucos dos reflexos da desaceleração econômica brasileira, cujo PIB – Produto Interno Bruto ficou em apenas 0,9% em 2012, e da mudança de tecnologia de restrição a emissão de poluentes que deixou os ônibus mais caros e impactou nas vendas, o setor produtivo de veículos de transportes coletivos ainda tem muito o que fazer para que a recuperação seja total.
Em relação a fevereiro do ano passado, a queda nas vendas foi de 4,74%. Na época, foram comercializados 2 761 ônibus. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 05 de março de 2013, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
O ajuste normal do mercado, a necessidade natural de renovação de frota, novas licitações de transportes urbanos e rodoviários e a modernização dos sistemas de mobilidade urbana, com muitas obras previstas para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, desenham um cenário otimista para o setor este ano.
MARCAS:
Em relação às marcas, o ranking de vendas e emplacamentos no mercado de ônibus em fevereiro é a seguinte:
1º) MERCEDES BENZ: 1040 unidades – 39,54% de participação no mercado.
2º) Volkswagen/MAN: 785 unidades – 29,85% de participação no mercado
3º) Marcopolo (mini Volare): 545 unidades – 20,72% de participação no mercado
4º) Iveco: 83 unidades – 3,16% de participação no mercado
5º) Volvo: 66 unidades – 2,51% de participação no mercado
6º) Agrale: 58 unidades – 2,21% de participação no mercado
7º) Scania: 36 unidades – 1,37% de participação no mercado
8º) Jimbei: 01 unidade – 0,04 % de participação no mercado
9º) International: 01 unidade – 0,04% de participação no mercado
MODELOS E CATEGORIAS
Em relação aos modelos de ônibus, dividindo por categorias, o ranking de emplacamentos da Fenabrave é distribuído da seguinte maneira:
MICRO OU MINIÔNIBUS –ACUMULADO DO ANO
1º M.BENZ /SPRINTER: 453 unidades – 39,36% de participação o mercado
2º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE W9 ON: 129 unidades – 11,21%
3º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE V8 ON: 73 unidades – 6,34%
4º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE W8: 69 unidades – 5,99%
5º VW /VW/MPOLO SENIOR ON : 69 – unidades – 5,99%
6º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE DW9 ON 67 unidades 5,82%
7º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO SENIOR ON 39 unidades – 3,39%
8º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE V8 ESC 36 unidades 3,13%
9º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE V6 ESC 33 unidades 2,87%
10º VW /NEOBUS THUNDER 29 unidades 2,52%
ÔNIBUS MIDI:
1º M.BENZ /M.BENZ/MASCA GRANMIDI O 34 unidades 40,48%
2º VW /VW/INDUSCAR FOZ U 11 unidades 13,10%
3º VW /VW/MPOLO SEN MIDI ON 10 unidades 11,90%
4º AGRALE /AGRALE/MASCA GRAN MIDI U 9 unidades 10,71%
5º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO SEN MIDI ON 5 unidades 5,95%
6º VW /VW/INDUSCAR FOZ VWOD 4 unidades 4,76%
7º AGRALE /AGRALE/MPOLO IDEALE R 4 unidades 4,76%
8º AGRALE /AGRALE/MA150 NEOBUS SPEC 4 unidades 4,76%
9º VW /VW/MASCA VIAMIDI 17230 O 3 unidades – 3,57%
ÔNIBUS URBANOS:
1º M.BENZ /M.BENZ/INDUSCAR APACHE U 443 unidades – 21,65%
2º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO TORINO U 404 unidades 19,75%
3º VW /VW/15.190 EOD E.S.ORE 368 unidades 17,99%
4º VW /VW/15.190 EOD E.HD ORE 350 unidades 17,11%
5º VW /VW/15.190 EOD ESCOLAR HD 87 unidades 4,25%
6º VW /VW/MPOLO TORINO 61 unidades 2,98%
7º M.BENZ /COMIL SVELTO 58 unidades 2,83%
8º VW /INDUSCAR APACHE U 42 unidades 2,05%
9º VOLVO/VOLVO/MPOLO TORINO U 35 unidades 1,71%
10º VOLVO/VOLVO/MASCA GRANVIA 20 unidades 0,98%
ÔNIBUS RODOVIÁRIOS:
1º M.BENZ /MPOLO VIAGGIO R 102 unidades 20,48%
2º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO IDEALE R 65 unidades 13,05%
3º M.BENZ /MPOLO PARADISO R 44 unidades 8,84%
4º SCANIA /MPOLO PARADISO R 38 unidades 7,63%
5º VW /VW/MPOLO IDEALE R 31 unidades 6,22%
6º M.BENZ /M.BENZ/COMIL VERSATILE R 25 unidades 5,02%
7º VOLVO/MPOLO PARADISO R 6 19 25 5,02%
8º SCANIA /SCANIA/IRIZAR PB R 22 unidades 4,42%
9º VOLVO/COMIL CAMPIONE R 21 unidades 4,22%
10º M.BENZ /COMIL CAMPIONE 21 unidades 4,22%
Já em relação à venda total de veículos, entre ônibus, caminhões, carros de passeio, comerciais leves e motos, a Fenabrave registrou em fevereiro a venda 348 778 unidades, baixa de 22,65% em relação a janeiro. O segmento de carros e comerciais leves comercializou em fevereiro 222 496 veículos, baixa de 25,05% em relação a janeiro e de 5,65% em relação a fevereiro de 2012.
O segmento de caminhões emplacou 9 976 unidades em fevereiro deste ano, queda de 18,12 % em relação a janeiro e de 8,41% na comparação com fevereiro do ano passado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus
Nenhum comentário:
Postar um comentário