com motor frontal é representado por
70% de ônibus urbanos e 30% de rodoviários. Estes, em operações de mé-dias e
curtas distâncias, de aproximadamente 100 quilômetros, e também fretamento.
Trata-se do segmento imediatamente abaixo dos pesados (acima de 16 toneladas),
e logo acima dos médios, na faixa entre 16 e17 toneladas.“Para a Volvo, esse
lançamento representa um grande salto. Passamos a competir em segmentos que,
juntos,somam aproximadamente 16 mil unidades anuais, quatro vezes superior aos
segmentos que atendemos até então”,avalia o presidente da Volvo Bus Latin America
EXPECTATIVA CONFIRMADA
O segmento de mercado dos ônibus 4x2
A confirmação de que o mercado
aguardava ansiosamente o lançamento desse tipo de produto, pela Volvo, está na
realização das pré-vendas, com mais de 200 unidades vendidas antes mesmo dos
primeiros chassis saírem das linhas de montagem.Um dos grandes trunfos do novo
veículo é a inspiração na plataforma dos caminhões Volvo VM, já consagrados
pelo mercado, principalmente pela sua robustez e economia de combustível.“O
projeto para o ônibus, contudo, priorizou as necessidades específicas do
transporte de passageiros, com atenção especial a itens de conforto, segu-rança
e cuidado ambiental. Até porque o veículo terá uma parte expressiva das vendas
para o mercado urbano”, explica Gilcarlo Prosdocimo, de Engenharia de Vendas da
Volvo Bus Latin America.
QUALIDADES TESTADAS
Antes de chegar ao mercado, os novos
ônibus Volvo B270 F foram duramente testados em campos de provas e também
sub-metidos às reais condições de operação em operadores selecionados pela
engenharia da Volvo e também em campos de provas.Apesar de ter a maior parte
dos componentes já testados, graças ao uso comum de componentes do caminhão
Volvo VM, os testes comprovaram a adequação, já que o projeto é para o
transporte de passageiros, diferente do caminhão.Os testes em campos de prova
submetem o veículo a condições severas em operação contínua para comprovar sua
resistência e durabilidade. “O objetivo é avaliar a durabilidade do veículo e
de seus diversos componentes. É um teste padrão para todos os produtos lançados
pela Volvo.
Em síntese, mantém o veículo em operação durante um longo período,
em um circuito com níveis de dificuldades variadas”, explica o engenheiro Helio
Kubo, responsável pelo programa de desenvolvimento do B270 F.“Mas também
precisamos saber como ele se comporta na prática, nas cidades e estradas, com
diferentes opções de encarroçamento, atendendo às necessidades reais dos
transportadores”, acrescenta Kubo. Por isso, um programa de testes incluiu
aplicações rodoviárias e urbanas em diferentes regiões do país.Foram
selecionadas oito empresas de Curitiba e Pinhais (PR),Campinas (SP), Betim e
Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO). “Os testes comprovaram os atributos de
resistência, economia de combustível, conforto e níveis reduzidos de emissões”,
diz o engenheiro de vendas. “O pro-grama de testes não se encerrou. Como de
costume, continuamos monitorando os veículos durante um período prolongado para
reunir informações que permitirão seu aprimoramento contínuo.
TECNOLOGIA A BORDO
Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil
O projeto do novo ônibus B270 F foi
inteiramente desenvolvido pela engenharia brasileira da Volvo com soluções
específicas para os mercados do Brasil e outros países da América Latina.“Reúne
a melhor tecnologia da marca para um transporte eficaz,que faz dele um veículo
altamente competitivo”, avalia o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís
Carlos Pimenta.O uso de aços especiais, aliado a soluções mais avançadas, como
a sus-pensão com molas parabólicas, permitiu construir um chassi de ônibus até
450 quilos mais leve que os similares. O B270 F é também o chassi de ônibus com
o piso mais baixo em sua categoria.A suspensão com molas parabólicas nos eixos
traseiro e dianteiro é uma exclusividade da marca, no segmento. O resultado é
mais conforto para os passageiros, mais estabilidade, menor nível de ruído,
menos manutenção.Com 150 kg a menos que as convencionais, as molas parabólicas
contribuem para a redução de custos de manutenção, por terem menos componentes
e por dispensarem serviços,como o arqueamento periódico em suspensões com
feixes de molas. Também tem a vantagem de manter o veículo no mesmo nível em
relação ao solo, independentemente da carga.Um dos pontos fortes do novo ônibus
é seu motor com 270 cv de potência e torque de 900 Nm.
Um propulsor robusto,
que opera com uma faixa de torque plana superior aos demais veículos da
categoria. Permite trocas de marchas em rotações mais baixas. O sistema de
injeção Common Rail torna mais fácil a manutenção e, pelo conjunto de suas
características, o motor já mostrou ser excelente em consumo de combustível.O
posicionamento do motor no chassi, na parte frontal do veículo, foi
cuidadosamente estudado para permitir o melhor aproveitamento da plataforma
para o salão de passageiros. Em vez de centralizado, como é comum, o motor foi
ligeiramente deslocado para a esquerda (50 mm), para baixo (50 mm) e para
frente(150 mm).
O resultado é uma melhor ergonomia de acesso ao banco do
motorista e, também, mais espaço e facilidade de acesso para os passageiros.O
projeto do chassi, com estrutura de longarina e travessas em escada, facilita o
trabalho dos encarroçadores. Os balanços dianteiro e traseiro são equilibrados.
Permitem a montagem de carrocerias de até 12,80 metros sem necessidade de
alteração da distância entre-eixos original de 5,95 metros. O balanço dianteiro
mais longo garante portas mais largas para o acesso dos passageiros, o que é
útil especialmente em aplicações urbanas.
URBANO OU RODOVIÁRIO
Créditos: Vital Fernandes/Ônibus Brasil
“Ao lançar esse novo produto, a Volvo
oferece as opções ideais de configurações para que os transportadores tenham
sempre o melhor resultado em aplicações rodoviárias e urbanas”, afirma o
presidente da Volvo Bus Latin America.Inovador, o projeto do B270F tem detalhes
que fazem a diferença. É o caso do volante ajustável em inclinação, único nesse
segmento do mercado e que terá a opção de ajuste em altura. Atenção especial
também foi dada aos conjuntos de transmissão, eixos traseiros e sistemas de
freios. A concepção eleva a produtividade e performance, é mais seguro e
confortável para os passageiros.O eixo dianteiro e a direção são robustos e
extremamente confiáveis,entre outros fatores, por agregar componentes comuns
aos dos caminhões Volvo VM. Com rolamentos livres de manutenção e ângulo de
giro das rodas de 48 graus, o conjunto proporciona excelente nível de esforço
no volante, independentemente da carga.
Revista Eu Rodo/Portal Ônibus Paraibanos
FREIOS E TRANSMISSÕES
O sistema de freios a tambor é do
tipo S-Came com ajuste automático das lonas e com exclusivo sistema de cubos
livres de manutenção em todas as rodas. O B270 F possui o sistema de freios com
maior capacidade do mercado em sua categoria, com lonas projetadaspara suportar
as mais rigorosas aplicações urbanas e com custos de manutenção reduzidos.Os
transportadores podem escolher entre duas opções de caixas de câmbio. A
transmissão FSO 6406A, para aplicações rodoviárias, com rotação ideal de
consumo na última marcha (overdrive). Já a caixa FS 6406B (direct drive) é
ideal para aplicações urbanas. Ambas combinam robustez com operação suave e
baixo nível de ruído, com sistema de acionamento por cabo para as trocas de
marchas. O sistema também melhora o posicionamento da alavanca do câmbio no
interior do veículo. O resultado é uma ergonomia mais eciente, que elimina a
transferência de ruído e calor para o salão de passageiros.O eixo de tração MS
23158 é uma solução desenvolvida especialmente para os novos ônibus. As
engrenagens recebem usinagem de maior precisão para garantir o menor nível de
ruído possível. Com rolamento de roda livre de manutenção, é um eixo de elevada
durabilidade e manutenção reduzida, disponível em três relações de redução:
4,10 (aplicações rodoviárias), 4,56 (urbana) e 4,88(aplicações mais severas).
PÓS-VENDA COM LINHA AZUL
“Por ser um veículo desenvolvido a
partir da plataforma dos caminhões VM,o B270F possui cerca de 80% de
componentes comuns, oque dá ao empresário a garantia de suprimento imediato em
todo o mercado”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do
Brasil.O novo ônibus chega ao mercado com outras novidades do pós-venda. Os
transportadores já conhecem as soluções consagradas: o Voar (Volvo Atendimento
Rápido), treinamento de motoristas, lubrificantes genuínos da marca, Reman
(peças remanufaturadas Volvo), peças genuínas, serviço planejado Volvo.Agora os
empresários de ônibus podem ter a estrutura de atendimento de serviços Volvo em
suas oficinas e também o suporte adicional do programa Linha Azul Volvo, uma
estrutura ainda mais especializada e exclusiva para atendimento aos
transportadores de passageiros, com unidades móveis específicas para ônibus,entre
outros recursos.
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