Créditos: Marcos Roberto Castro/Acervo
A previsão para término da primeira fase das obras é o último trimestre de 2014. A área total do terreno ocupa cerca de 250 mil metros quadrados, terreno este cedido pela prefeitura de Botucatu. Com a nova capacidade a maior aposta da Irizar é crescer em participação nas vendas ao mercado interno. “Teremos capacidade para até 7 produtos/dia e ao final do projeto para até 14 ônibus/dia” – enfatizou Etxezarreta.
A fábrica atual tem 27 mil metros quadrados de área construída que em 2012 foram construídas 715 carrocerias. Para 2013 o executivo prevê que o mercado da empresa atingirá 24% desse volume e um faturamento de 15% a mais (cerca de R$ 200 milhões) observados durante o exercício de 2012. Os modelos produzidos na futura unidade serão as tradicionais carrocerias: “Century”, o “PB” e o novíssimo modelo “i6”.
Atualmente cerca de 60% das carrocerias produzidas aqui no Brasil é destinada às exportações para os mercados da África do Sul, Austrália, Chile, Nova Zelândia entre outros importantes mercados de ônibus onde a encarroçadora tem atuação comercial. ”Os produtos fabricados pela matriz espanhola poderão também ser produzidos aqui no Brasil. Para tanto vamos acompanhar criteriosamente as necessidades do mercado. Assim, não descartamos a vinda de outros modelos de sucesso da Irizar” – finalizou Etxezarreta. A nova planta fabril em construção ampliará a produção em mais de 1,5 mil unidades já na conclusão da primeira fase, prevista para o ano de 2015.
InBus Transport
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