quarta-feira, 6 de março de 2013

Sesc TV produz documentário sobre a linha Rio Doce/CDU

 Créditos: Guto de Castro/Acervo

A linha 920 Rio Doce/CDU é tema obrigatório de qualquer conversa sobre rotas de ônibus famosas do Grande Recife. Também tem presença garantida no ranking das mais lotadas. Diariamente, milhares de pessoas utilizam os seus serviços.

A linha parte do terminal integrado de Rio Doce, em Olinda, e vai até o campus da UFPE (mais conhecido como Cidade Universitária - daí a sigla CDU), no bairro da Várzea, extremo oeste do Recife. A viagem dura em média uma hora por sentido, tempo que pode ser muito maior, dependendo das condições do trânsito.

Além dos estudantes, muitos trabalhadores dependem diariamente dos serviços da 920, já que sua rota abrange bairros importantes do Recife e Olinda (como Casa Caiada, Bairro Novo, Encruzilhada, Espinheiro, Caxangá, entre outros), além de pontos de referência das duas cidades, a exemplo do Sítio Histórico, Centro de Convenções, Mirabilândia, etc).

E, claro, muitas histórias acontecem todos os dias no interior dos ônibus da 920. Pessoas se conhecem, fazem amizade, compartilham sorrisos. Por outro lado, também existem brigas, aperto, calor. Enfim, coisas da convivência e do cotidiano.

O Sesc TV produziu, em 2012, um pequeno documentário sobre a linha. Nele, podemos ver depoimentos de quem tem que usar o Rio Doce/CDU todos os dias, além de um pequeno passeio pelo bairro de Rio Doce, onde fica o terminal da linha. Vale a pena conferir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog