Créditos: Guga Mattos/JC Imagem
É importante advertir: isso não torna o ciclista menos importante no trânsito. Mas é preciso não esquecer que se alguma prioridade tiver quer ser dada ao transporte de massa, ela tem que começar pelo usuário de ônibus e do metrô. Juntos, eles transportam dois milhões de pessoas por dia e, portanto, devem ser o foco das decisões estratégicas que até agora não saíram do papel, das promessas e das obras inconclusas.
É importante ter ciclofaixas? É! Mas é mais importante dar prioridade ao ônibus. É importante prestigiar quem usa a bicicleta para ir ao trabalho? É! Mas é estratégico que prefeitura e Estado cuidem de gerenciar melhor o Sistema de Transporte Público de Passageiros para que a cidade deixe de ser, por exemplo, um estacionamento gratuito onde o ônibus roda em baixa velocidade porque no corredor tem uma fila de carros que desmoralizou até a faixa amarela. Portanto, é preciso dosar certo as prioridades. Passageiro e ciclista, na verdade, são hoje vítimas da falta de respeito do carro que, na prática, virou a prioridade um da cidade.
Fernando Castilho
Jornal do Commercio
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