Créditos: Eugênio Ilzo da Silva/Ônibus Brasil
Edição: Samuel Junior
Edição: Samuel Junior
A primeira quinzena de março pode ser considerada um sinal do que o mercado de ônibus espera: um 2013 positivo com maior produção e venda, inclusive superando o ano de 2011 que foi recorde histórico. A alta na venda de ônibus nesta primeira quinzena em relação a primeira quinzena de fevereiro foi de 6%. Já na comparação com a primeira quinzena de março do ano passado, a alta é ainda maior: 16,55%.
Os dados foram revelados nesta segunda-feira, dia 18 de março de 2013, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Nos primeiros quinze dias de março foram vendidos 1 768 ônibus, contra 1 668 da primeira quinzena de fevereiro e 1 517 da primeira metade de março do ano passado.
Os números são vistos com otimismo não por serem positivos somente, mas porque comparam este ano com as vendas de março do ano passado, que não estavam desaquecidas porque ainda existiam unidades da tecnologia de redução de poluição Euro III, que era mais barata. Atualmente, está em vigor a tecnologia Euro V, que possibilita reduções maiores de emissão de poluição. Assim não é errado dizer que nesta quinzena foram vendidos mais ônibus e ônibus mais caros.
No entanto, no acumulado entre janeiro e primeira quinzena de março deste ano, o número de vendas é menor em comparação ao mesmo período do ano passado, mas só um pouco. Em 2013 foram comercializados 6 817 ônibus contra 6 873 veículos de transporte coletivo em igual período de 2012, o que significa queda de 0,81%.
O segmento de caminhões também registou números positivos. Na comparação entre a primeira quinzena deste mês e o período de fevereiro, a alta na venda de caminhões foi de 7,85% e diante da primeira quinzena de março do ano passado, a alta foi de 6,11%. Nos primeiros quinze dias de março deste ano, foram vendidos 6 857 caminhões ante 6 358 de fevereiro e 6 462 dos primeiros quinze dias de março do ano passado. Os números são positivos, pois o mercado de caminhões, a exemplo dos ônibus, passou pela mesma realidade de mercado da transição do Euro III para Euro V.
Já o segmento de veículos leves, que inclui carros de passeio e comerciais leves, registrou queda de 2,77% nesta primeira quinzena em relação a de fevereiro e alta de 4,59% diante dos quinze primeiros dias de 2012.
Foram vendidos nesta quinzena 139 008 carros leves.
MARCAS:
A Mercedes Benz continua na liderança entre as marcas de ônibus emplacadas, mas a diferença com a segunda colocada, que é a Volkswagen / MAN, caiu. Os dados se referem às vendas da primeira quinzena de março
1º) MERCEDES BENZ – 606 unidades – 34,28% de mercado
2º) VOLKSWAGEN/MAN – 533 unidades – 30,15% de mercado
3º) MARCOPOLO (miniônibus da Volare) – 447 unidades – 25,28% de mercado
4º) IVECO: 65 unidades – 3,68% de mercado
5º) VOLVO: 64 unidades – 3,62% de mercado
6º) SCANIA: 25 unidades – 1,41% de participação no mercado
7º) AGRALE: 22 unidades – 1,24% de mercado
CATEGORIAS:
Entre os tipos de ônibus, em março o mercado seguiu a mesma trajetória desde o início do ano, com poucas variações no ranking de modelos:
MINI OU MICRO ÔNIBUS:
1º M.BENZ /SPRINTER 415 – 98 unidades – 33,68% de participação no mercado
2º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE W9 ON – 47 unidades – 16,15% de participação no mercado
3º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE V8 ON – 27 – unidades – 9,28% de participação no mercado
4º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLAREW8 – 17 unidades – 5,84% de participação no mercado
5º VW /VW/MPOLO SENIOR ON – 15 unidades – 5,15% de participação no mercado
6º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE DW9 – 14 unidades – 4,81% de participação no mercado
7º VW /NEOBUS THUNDER – 14 unidades – 4,81% – de participação no mercado
8º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO SENIOR ON- 10 unidades – 3,44% de participação no mercado
9º MARCOPOLO/MARCOPOLO/VOLARE V6 ESC – 9 unidades- 3,09% de participação no mercado
10º M.BENZ /M.BENZ/INDUSCAR FOZ U – 07 unidades 2,41% de participação no mercado
ÔNIBUS MIDI:
1º M.BENZ /M.BENZ/MASCA GRANMIDI O – 8 unidades – 44,44% de participação no mercado
2º AGRALE /AGRALE/MASCA GRAN MIDI U – 2 unidades – 11,11% de participação no mercado
3º VW /VW/MPOLO SEN MIDI E – 2 unidades – 11,11% de participação no mercado
4º VW /VW/MPOLO SEN MIDI ON 1 unidade 5,56% de participação no mercado
5º VW /VW/INDUSCAR FOZ VWOD 1 unidade – 5,56% de participação no mercado
6º VW /VW/INDUSCAR FOZ U 1 unidade – 5,56% de participação no mercado
7º M.BENZ /M.BENZ/MASCA VMIDI 1722O – 1 unidade – 5,56% de participação no mercado
8º AGRALE /AGRALE/MPOLO IDEALE R – 1 unidade – 5,56% de participação no mercado
9º AGRALE /AGRALE/MA150 NEOBUS SPEC – 1 unidade – 5,56% de participação no mercado
ÔNIBUS URBANO:
1º VW /VW/15.190 EOD E.S.ORE – 149 unidades – 24,39% de participação no mercado
2º M.BENZ /M.BENZ/INDUSCAR APACHE U – 138 unidades – 22,59% de participação no mercado
3º VW /VW/15.190 EOD E.HD ORE – 132 unidades – 21,60% de participação no mercado
4º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO TORINO U – 82 unidades 13,42% de participação no mercado
5º VW /VW/17230EOD NEOBUS MEGA – 16 unidades – 2,62% de participação no mercado
6º VW /VW/MPOLO TORINO U – 16 unidades – 2,62% de participação no mercado
7º VOLVO/COMIL SVELTO U – 14 unidades – 2,29% de participação no mercado
8º VW /VW/15.190 EOD ESCOLAR HD – 12 unidades – 1,96% de participação no mercado
9º VW /VW/MASCA GRANVIA E O- 12 unidades – 1,96% de participação no mercado
10º VW /VW/17230EOD NEOBUS SPEC – 9 unidades – 1,47% de participação no mercado
ÔNIBUS RODOVIÁRIO:
1º M.BENZ /M.BENZ/MPOLO IDEALE R – 88 unidades – 28,12% de participação no mercado
2º M.BENZ /MPOLO PARADISO R – 44 unidades – 14,06% de participação no mercado
3º M.BENZ /MPOLO VIAGGIO R – 36 unidades – 11,50% de participação no mercado
4º VW /VW/MASCA ROMA – 30 unidades – 9,58% de participação no mercado
5º M.BENZ /COMIL CAMPIONE R – 27 unidades – 8,63% de participação no mercado
6º VOLVO/MPOLO PARADISO R – 21 unidades – 6,71% de participação no mercado
7º VW /VW/MPOLO IDEALE R – 15 unidades – 4,79% de participação no mercado
8º SCANIA /MPOLO PARADISO R – 13 unidades – 4,15% de participação no mercado
9º VOLVO/MPOLO VIAGGIO R – 6 – unidades – 1,92% de participação no mercado
10º SCANIA /SCANIA/IRIZAR PB R – 5 unidades – 1,60% de participação no mercado
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus
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