Créditos: Guto de Castro/Acervo
O motivo deste índice foi também ritmado pela economia brasileira que viu de perto alguns valores sendo alterados, como a mudança de tecnologia prevista pela sétima fase do Proconve – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, baseados pelos padrões normativos e internacionais da Euro V. A fabricante e o grupo gaúcho liderado pela Marcopolo fabricou 12968 carrocerias no mercado geral de ônibus, ficando na primeira posição, seguidos da construtora paulista de carrocerias e líder nos modelos urbanos – a Caio Induscar com 8585 ônibus fabricados. No segmento de microônibus a Neobus lidera a fatia de mercado com 2677 unidades. Mas para modelos de carrocerias em geral a produção assistida foi de: Marcopolo com 7541 unidades, seguidos ainda pela Ciferal (5517), Caio-Induscar (9127), Neobus (4178), Comil (3331), Mascarello (2232) e Irizar com 712 unidades fabricadas.
Pelos segmentos da Fabus, as versões que circulam por todas as cidades do país tem a tradição de décadas na construção de ônibus: com 18636 modelos urbanos (57,26% do mercado geral, tendo a Caio-Induscar na liderança com 8585 unidades fabricadas). Nos rodoviários: 6626 ônibus (20,36% – Marcopolo com 3812), microonibus (4905 unidades – 15,07% e a Neobus na liderança com 2677 veículos) e a intermunicipal (2381 ônibus – 7,32%/Marcopolo construindo 1504 desses modelos de ônibus em 2012)
In Bus Transport
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