sábado, 4 de junho de 2011

Física no ônibus: a inércia e o impacto

Os ônibus podem ser um grande objeto de estudo para a física, não só na parte mecânica. Vários fenômenos envolvendo também conceitos de cinemática, óptica e outros acontecem dentro dos veículos.
Você sabe, por exemplo, por que ao frear do ônibus, seu corpo é jogado para frente e depois para trás? A inércia explica isso. Descoberta pelo físico inglês Isaac Newton, essa lei nos diz que os corpos tendem a manter-se no seu estado. Ou seja: se estiverem em movimento, continuarão em movimento. Se estiverem em repouso, permanecerão em repouso.




[onibus_inercia3.jpg]
Representação esquemática da inércia no ônibus. Créditos: Blog Quanticoo

Uma pessoa sentada em um ônibus está em repouso: o que garante sua locomoção é o motor do veículo. Quando o freio é acionado, o motor para e o corpo é levemente desviado para a frente.

Você também sabia que, em uma batida, o impacto para os passageiros de um ônibus é maior do que para os de um carro? A física também justifica isso: por ter dimensões maiores, a inércia do ônibus é maior. Em uma freada brusca, os passageiros do busão são lançados para frente com maior velocidade do que os do carro, portanto, absorvendo mais impacto.

Guto de Castro, com informações do Prof. Rodolfo Luna

Um comentário:

  1. por que somos lançados pra trás no final da freada? isso nao foi explicado cm clareza

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog