segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aos poucos, câmbio automático da Volkswagen vai se consolidando no mercado pernambucano

No ano de 2007, a Volkswagen lançou uma tecnologia que prometia revolucionar o mercado: o V-Tronic, sistema de câmbio automático para ônibus, que vinha com o propósito de facilitar as condições de trabalho dos motoristas, proporcionando uma melhoria na qualidade do serviço oferecido.

Tecnologia V-Tronic da Volkswagen. Créditos: Web Motors/Acervo

Em um primeiro momento, o sistema não teve uma boa aceitação entre as empresas de Pernambuco. A primeira a trazer o V-Tronic para cá foi a Itamaracá, que testou um veículo Urbanuss Pluss, número 553, ainda em 2007. Satisfeita com os resultados, a empresa comprou mais 10 unidades no ano de 2009. Outras empresas adquiriram chassis Volkswagen com a nova tecnologia, porém em pequena quantidade, como a São Judas Tadeu, que adquiriu apenas uma unidade.


Problemas como a lenta adaptação dos motoristas à nova tecnologia, entre outros, podem ter atrapalhado uma disseminação do V-Tronic no estado. Algumas empresas chegaram a testar o chassi, como a Empresa Metropolitana, e a Globo, sem resultados positivos.

Contudo, no início de 2011, a Itamaracá Transportes resolve apostar pesado na tecnologia: adquiriu 30 ônibus Mascarello Gran Via com o chassi Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic. Num primeiro momento, alguns problemas fizeram com que a operação desses veículos enfrentassem dificuldades, mas ao longo do tempo eles foram superados.
Itamaracá investiu pesado no sistema V-Tronic. Resultados parecem ter sido positivos.
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Outra que investiu forte no V-Tronic foi a Cidade Alta, que trouxe 20 carros equipados com o sistema. Os veículos se encaixaram perfeitamente no perfil operacional da empresa, com uma rápida adaptação dos operadores. Além disso, duas empresas vem realizando testes com o V-Tronic: a CRT, num Marcopolo Torino 2007, e a São Paulo, num Apache VIP II.
Cidade Alta entrou na onda "V-Tronic" e carros tiveram uma boa aceitação.
Créditos: Guto de Castro/Acervo

São Paulo testa V-Tronic. Créditos: Rannyere Alberto/Orkut


E as perspectivas são as melhores possíveis para 2012: a Itamaracá já anunciou a compra de 20 novos veículos equipados com a tecnologia V-Tronic e a Cidade Alta deve repetir a aquisição desse ano. A chegada desses veículos está prevista já para os primeiros meses do ano que vem, o que só prova que o mercado do sistema em Pernambuco só está crescendo.

Um comentário:

 

Arquivo do blog