Para sanar algumas dúvidas, indicaremos o que diferencia um do outro. Vamos começar pela série de urbanos. Temos catalogados os seguintes modelos: O-371U, O-371UL, O-371UP , O-400UP e o raro O-400UPA.
O O-371U possui suspensão com feixe de molas, pneus mais convencionais como nos urbanos básicos. Normalmente possuem duas portas:
O-371U modificado para ônibus intercity. Os eixos são mais convencionais, como nos chassis básicos. Foto: Rafael da Silva Xarão.
O O-371UL conta com suspensão de feixe ou suspensão a ar total, rodas maiores como na versão UP e lançado somente com os faróis redondos. Podiam vir com duas ou três portas, sendo a primeira porta um pouco maior que do O-371U:
O-371UL com faróis redondos. Primeira porta maior que a do O-371U e ausência do eixo de tração com cubos maiores da versão UP. Foto: David Vieira.
O-371UL modificado com uma porta e com faróis quadrados não originais dessa série, mas é possível ver o rebaixamento do mesmo por conta da suspensão a ar. Foto: Thiago Alex.
O O-371UP (Urbano Padron) conta com suspensão a ar total, duas ou três portas e eixo especial com cubo de baixo atrito, assim como o O-400UP que é possível diferenciar pela frente conter os faróis redondos e o O-371UP conter os faróis quadrados:
O-400UP com faróis redondos e cubos do eixo traseiro diferenciados sendo maiores, sempre. Foto: Vitor Rodrigues Dias.
O-371UP transformado em ônibus intercity. Suspensão a ar e eixo traseiro com cubos grandes. Foto: Gilberto Martins.
Já o O-400UPA foi um protótipo de modelo articulado que tem as características do O-400UP. Não entrou em produção por conta do fim dos monoblocos em 1996:
Ônibus Brasil
Legal essa reportagem, pois cometo alguns erros porque confundo muito esse modelo, mas as fotos estão impecaveis.
ResponderExcluirValeu!