sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Perigo para pedestres no Terminal Integrado do Aeroporto

 Pedestres não têm espaço para caminhar na Rua Dez de Julho, nas proximidades do Terminal Integrado de Passageiros do Aeroporto, em Boa Viagem. Foto: Laís Araújo/DP/D.A Press

O Terminal Integrado Aeroporto, localizado na Zona Sul do Recife, possui sete linhas de ônibus e estação de metrô. Atende cerca de 21 mil passageiros diariamente e, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transporte, foi projetado para atender usuários com mobilidade reduzida, a partir dos padrões de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apesar disso, um trecho da calçada da Rua Dez de Julho, via que abriga o TI, destoa da estrutura do local, colocando pedestres em risco.

Maria Helena Nascimento utilizou o Cidadão Repórter, fórum colaborativo do Pernambuco.com, para denunciar as dificuldades de quem transita pela região. “Quem precisa passar pela Rua Dez de Julho, ao lado do Terminal do Aeroporto, deve ter o máximo de cuidado para não ser atropelado no estreito passeio”, recomenda. A calçada, bastante movimentada por conta de sua localização, vai se afunilando na medida em que se aproxima da entrada da estação do Metrô. Não há espaço físico para mais de um transeunte por vez, o que frequentemente obriga o pedestre a sair do passeio e dividir o espaço da rua com carros, motos e ônibus.

“É horrível, muito perigoso”, afirma Esmeraldina Maria, 52. “Tive medo de ficar tonta e ir pro meio da rua. É muito ruim”. Ela passava pela região com sua filha Clesia Anésio, 28, e genro José Franklim, 30, que também se mostraram insatisfeitos com a calçada. Fernando Santos, 59, diz que evita passar pelo local. “É péssimo, não tem segurança para o pedestre. A calçada deveria ser mais larga. Mas esse não é o único problema. As pessoas também se arriscam porque no fim desse trecho da calçada tem a saída de ônibus do terminal”. Por conta disso, um funcionário do Terminal Integrado ajuda no fluxo, alertando os motoristas e pedestres quando um ônibus sai, para evitar acidentes.

Devido a proximidade com o aeroporto, muitas pessoas passam pela região com bagagens. Impossibilitadas de passar pela calçada estreita, elas preferem passar por dentro do Terminal, área destinada exclusivamente aos passageiros que já compraram a passagem e esperam o embarque. Idosos e pessoas com crianças também tentam passar por dentro do TI.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog