quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Climatização longe de sair do papel

Licitação para refrigerar frota ainda não tem previsão para ser realizada

 Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

Uma das promessas para justificar a extinção do transporte clandestino que circulava pelo Recife e regulamentar um transporte alternativo, no primeiro governo do prefeito João Paulo (2001-2004), foi a de melhorar o serviço prestado pelas empresas de ônibus, que estavam falindo ou acumulando sérios prejuízos por conta da concorrência com as Kombis e Vans. Uma das iniciativas foi a aquisição de coletivos com ar condicionado em linhas convencionais, de grande demanda. O valor da tarifa não era mais caro. Quem passa calor nos ônibus que fazem o percurso CDU/Ca­xangá/Boa Viagem, por exemplo, deve se lembrar dos veículos climatizados que atenderam, menos de dez anos atrás, essa que é uma das linhas mais utilizadas por quem se desloca pela Região Metropolitana do Recife (RMR).

Pouco tempo depois, entretanto, os altos custos de manutenção e o baixo desempenho dos aparelhos de refrigeração diante do abre e fecha das portas fizeram com que as empresas, aos poucos, voltassem a introduzir ônibus convencionais nas ruas. Restaram, apenas, as linhas opcionais. A esperança por uma frota completamente equipada com ar condicionado, agora, depende da licitação das linhas, prevista pela lei 8.666/93, retomada em março deste ano, mas, até agora, sem previsão de ser realizada.

Pelo projeto, todos os veículos do Sistema Estrutural Integrado (SEI) passariam a ser climatizados até 2014. Os demais ônibus deveriam se enquadrar às novas configurações ao longo de sete anos a partir do início das concessões, que valeriam, no mínimo, 15 anos. Atualmente, a frota total chega a três mil veículos. Entretanto, os ônibus opcionais - com ar condicionado -, são apenas 37.

Procurado pela reportagem da Folha, o Grande Recife Consórcio de Transporte não quis conceder entrevistas, mas enviou alguns esclarecimentos a respeito do andamento da licitação. Por meio de nota, a assessoria de Imprensa explicou que, diante de alguns questionamentos técnicos sugeridos pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), um novo documento norteador do processo precisou ser reenviado, com as devidas alterações. O aguardo, agora, é pela análise e orientação desses órgãos fiscalizadores. Somente após essa etapa, o Governo do Estado poderá lançar o edital de licitação das linhas. Não há uma previsão concreta de quando isso deve acontecer.

Por outro lado, para quem quer ter mais conforto também nas paradas de ônibus, resta a expectativa pela conclusão dos corredores Norte-Sul (de Igarassu ao Centro do Recife) e Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe). Serão, ao todo, 55 estações climatizadas ao longo dos dois percursos, com pagamento antecipado da passagem e embarque no mesmo nível do piso dos ônibus. Os coletivos, aliás, também vão ser dotados de ar condicionado, uma das características dos modernos ônibus que operam no formato de BRT (Bus Rapid Transit). A previsão, no entanto, é que a população só possa usufruir deles pouco antes da Copa do Mundo. A Secretaria das Cidades prevê entregar o Norte-Sul até setembro do ano que vem e, o Leste-Oeste, apenas em fevereiro de 2014. Já o chamado Ramal da Cidade da Copa, que vai interligar o Centro de Camaragibe à Arena Pernambuco, deve ficar pronto até fevereiro do próximo ano, a tempo, portanto, da Copa das Confederações.


Folha PE

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