quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Volvo cria programa de qualificação de mecânicos de ônibus

Volvo cria programa de certificação internacional para mecânicos de ônibus. Com isso, montadora sueca qualifica mão de obra para atuar especificamente nestes veículos cada vez mais complexos.


Créditos: Claudemir Barros/Acervo

A modernidade chegou aos ônibus, tanto rodoviários como urbanos. Até mesmo os modelos mais simples, de motorização dianteira, possuem equipamentos e peças que se diferenciam dos chassis de caminhão.
Isso se deve a diversos fatores, como as exigências maiores do próprio mercado e também às legislações que obrigam ônibus cada vez mais acessíveis, confortáveis e menos poluentes.

Sabendo disso, a Volvo iniciou no Brasil, um programa de certificação internacional, o Bus Key Techinician – BKT, que visa qualificar, dentro de padrões mundiais, a mão de obra do setor de manutenção destes veículos.

Além de oferecer um melhor serviço para clientes, a Volvo adota a estratégia para firmar sua presença no segmento de ônibus, que cresceu de maneira significativa no Brasil em 2012, indo inclusive, na contramão do mercado que reclama de forte retração na produção e nas vendas.

O programa, inicialmente, é destinado a 150 mecânicos da rede de concessionários Volvo em todo o País. Já foram certificados 24 profissionais, após testes teóricos e práticos que envolveram desde a interpretação do diagnóstico de falhas até o conhecimento da tecnologia eletrônica embarcada nos ônibus.

Todas as atividades são realizadas nos doze centros de formação da marca e na fábrica, em Curitiba, no Paraná. De acordo com a Volvo, o programa, além de ser uma ferramenta de qualificação profissional, serve também para a valorização e motivação dos mecânicos, não apenas na empresa, mas em todo o mercado de trabalho.

O próximo grupo de mecânicos passará por uma maratona de testes já na unidade fabril no primeiro trimestre de 2013. O programa é inspirado na competição mundial de mecânicos da Volvo, denominada VISTA.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog