quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Marcopolo lança livro que conta como se tornou a maior fabricante de ônibus do mundo

De um ônibus em 90 dias para mais de 160 unidades por dia
 
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Ontem, dia 12 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, lançou o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” que conta como a empresa brasileira se transformou na maior fabricante de ônibus do mundo. Os objetivos do livro são disseminar a cultura Marcopolo em todos os países e fábricas da empresa ao redor do mundo e homenagear todas as pessoas que, ao longo desses 63 anos, construíram essa história.


Com mais de 300 páginas, o livro reúne entrevistas e histórias contadas por mais de 90 participantes, mostra a trajetória da empresa para se transformar na maior fabricante de ônibus do mundo, com produção superior a 32 mil unidades por ano, em nove países e com mais de 20 mil colaboradores. Essas “passagens”, contadas por pessoas que acompanharam cada momento, mostram, por meio de situações vividas na empresa, como se forjou e quais são os seus valores.

“São memórias e relatos que revelam uma cultura empresarial peculiar, com a qual convivemos com naturalidade, sem nos dar conta da sua decisiva importância, e construída por muitos que, de alguma forma, se relacionam com a Marcopolo”, destaca Paulo Bellini, autor do livro.

O livro tem prefácio escrito por Marcus Vinícius Pratini de Moraes, economista, ex-ministro, e conta ainda com um ensaio do antropólogo Roberto DaMatta - Um passeio de ônibus - no qual mostra a presença dos veículos de transporte público em nossas vidas e história, e suas influências e características.

A publicação tem a participação, na quarta página, de importantes empresários, nacionais e internacionais, em depoimentos destacados. Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; Ratan Tata, chairman da Tata Sons; José Galló, CEO das Lojas Renner; José Antonio Fernandes Martins, presidente da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), e Jaime Lerner, arquiteto, ex-governador do Estado do Paraná e ex-prefeito da cidade de Curitiba, onde implantou de maneira pioneira um dos mais modernos sistemas de transporte coletivo do mundo, comentam a importância da Marcopolo.

Marcopolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog