quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ônibus elétrico recarrega bateria sem necessidade de fio

EUA desenvolvem ônibus elétrico que recarrega bateria sem fio. Veículo usa sistema de indução magnética, igual smartphone.

 Créditos: Blog Ponto de Ônibus/Divulgação

Ônibus com formas de tração alternativas ao petróleo já são realidade e devem estar cada vez mais presentes nas cidades. O processo é irreversível. Os esforços agora são para deixar estes veículos mais práticos e baratos.

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, deram um importante passo neste sentido.
Eles desenvolveram um ônibus elétrico que recarrega as baterias por indução magnética: é o Aggie Bus, que já está circulando em Logan, onde está a universidade.

O veículo para nos pontos para embarque e desembarque de passageiros. No local há uma plataforma que realiza a transmissão de energia para os captadores do ônibus. Para que isso funcione, há transformadores no solo e no veículo.

Por conta da dificuldade de parar o veículo com precisão no local onde estão os equipamentos, há uma espécie de margem de tolerância. Se o motorista parar cerca de 15 centímetros fora da localização do equipamento, a condução elétrica de 25 kW para as baterias terá 90% de aproveitamento.

De acordo com os pesquisadores, pelo fato de os ônibus terem rotas determinadas, é possível calcular a autonomia das baterias e qual a distância necessária entre um ponto e outro. Como as recargas são constantes, as baterias podem ser menores, representando menos peso para o motor tracionar e menos espaço ocupado na carroceria, o que representa mais economia, menos desgaste de peças e maior espaço para os passageiros.

O projeto foi aprovado pelo governo de Utah e a universidade criou uma empresa própria, a WAVE, para desenvolver sistemas de baterias que possam receber recarga de 50 kW a cada parada e assim, fazer um ônibus de maior porte.

O protótipo da Universidade é um modelo pequeno. A indução magnética do ônibus funciona como o sistema de recarga sem fio de smartphones, mas com dimensões e cargas diferentes.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog