segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Passageiros denunciam sujeira e até mesmo baratas em coletivos do Grande Recife

Colônia de baratas em cadeira do ônibus Rio Doce/CDU. Créditos: JC/Acervo

 
Atrasos e lotações são reclamações constantes de muitos que utilizam ônibus diariamente na capital pernambucana. Alguns passageiros, por sua vez, lidam com problemas ainda mais improváveis: a falta de limpeza dentro dos coletivos. Boa parte dos ônibus do Grande Recife não possuem lixeiras, o que contribui com o aumento da sujeira no local. Usuários afirmam que a limpeza de veículos é, por muitas vezes, superficial, tornando alguns locais focos para acúmulo de lixo e até mesmo proliferação de insetos.

A presença de insetos foi alvo da denúncia da estudante Cláudia Santos*, 25 anos, que mora em Campo Grande e utiliza a linha Rio Doce/CDU -  operada pela empresa Metropolitana - todos os dias para ir à faculdade e voltar para casa. Na noite da última terça-feira (5), ela flagrou uma colônia de baratas em uma das cadeiras do coletivo. Segundo ela, é habitual encontrar os ônibus com aspecto sujo.

O estudante Wagner de Oliveira, 20, afirma quem por mais de uma vez, já presenciou baratas perto das portas ou debaixo das cadeiras no ônibus da linha Camaragibe/CDU, também operada pela Metropolitana. Para ele, o tamanho dos insetos e o local onde eles se escondem favorecem a proliferação dos animais no ônibus, já que é difícil notar a presença deles nos veículos.

A MobiBrasil, responsável pelos ônibus da Metropolitana, afirmou que toda a frota de ônibus passa por dedetização de três em três meses e por processos de limpeza e conservação, interna e externamente, todas as noites no seu recolhimento e periodicamente - a cada 5 mil e 15 mil  quilômetros rodados - com limpezas de maior profundidade.

A empresa informou, ainda, que diante das denúncias recebidas, fará um intenso trabalho de verificação e correção do problema em toda a frota, especialmente nas linhas Rio Doce/CDU e Camaragibe/CDU. Aqueles que quiserem registrar denúncias podem utilizar o canal de atendimento e relacionamento com o cliente (SAC), ligando para o número 0800-770-1866.

* Nome fictício porque a estudante pediu para não ser identificada
NE 10

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