sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jaboatão: Transporte alternativo terá bilhetagem eletrônica

Até o final do ano, os moradores de Jaboatão dos Guararapes vão poder utilizar o bilhete eletrônico nos micro-ônibus que circulam por todo o município. Na última terça-feira, o prefeito Elias Gomes assinou um convênio com o Banco do Nordeste (BN) e a Cootrape. O acordo visa liberar cerca de R$ 20 milhões destinados à aquisição de equipamentos e contratação de serviços para a implantar o sistema, além da renovação de 20% da frota tendo em vista melhorias no serviço e adequação à Lei de Acessibilidade.


No total, são 404 veículos que fazem o transporte alternativo na cidade, e desde maio, 31 já estão em fase de teste com os validadores - o aparelho permite o reconhecimento do bilhete eletrônico. O repasse de verbas para a obtenção do equipamento é mais demorado, pelo fato de os veículos serem administrados por permissionários, que são operadores individuais. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, que também dirige a pasta executiva de Transito e Transporte, 68 ônibus vão ter a frota renovada até dezembro deste ano. Os veículos vão conter duas portas, elevador para cadeirantes e assentos para idosos, obesos e outros deficientes.

Para o aposentado Manoel Gui­marães da Silva, 72, já era hora de a prefeitura tomar algu­ma providência quanto à acessibilidade do transporte alternativo. Ele conta que várias ve­zes foi barrado na porta dos micro-ônibus por conta da falta de lugares. “Alguns se recusam a levar os idosos, é um absurdo. Em decorrência disso, sou obrigado a pegar dois ônibus. O que deveria ser mais sim­ples, acaba ficando muito complicado”, reclamou.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog