quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Inserir créditos no VEM vai ficar mais fácil

TRANSPORTE Plano de descentralização será apresentado hoje. Meta é implantar terminais de atendimento em 600 pontos da RMR

Um benefício para o usuário. É assim que pode ser classificada a iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) em descentralizar a recarga do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano). A partir de agora, os usuários dos cartões VEM Estudantil, Trabalhador e Comum poderão recarregar os bilhetes eletrônicos em máquinas de atendimento, que serão instaladas em estabelecimentos comerciais. Os detalhes sobre como será feito o abastecimento dos créditos serão fornecidos, hoje, durante entrevista coletiva.


Crédtos: Divulgação

Atualmente, existem duas maneiras para inserir créditos: ir a um dos três postos de atendimento ou pela internet, através do site www.vemgranderecife.com.br. O carregamento embarcado, como é chamada a recarga virtual, funciona da seguinte maneira: o usuário entra no site, preenche um formulário, imprime a página e paga na rede bancária. Os créditos são transferidos em até 24 horas para o cartão do estudante. A transferência é feita quando o aluno aproxima o VEM dos validadores instalados nos coletivos.

Entretanto, a forma virtual para facilitar o atendimento ainda não vingou entre os estudantes. A maioria não compra créditos pela internet. Números da Urbana-PE confirmam a escolha: dos 554 mil estudantes que inserem créditos mensalmente, apenas 33,2 mil estão fazendo a movimentação online, o que representa pouco mais de 6% do total.

O estudante Yago Lourenço, de 17 anos, por exemplo, mora em São Lourenço da Mata e estuda no Centro do Recife, mas afirma que, mesmo enfrentando o problema da distância, prefere a recarga pessoal. “Já ouvi falar que posso abastecer pela internet e tenho computador em casa, mas acho melhor comprar no posto”, acrescentou Yago.

Já em relação ao VEM Trabalhador (o antigo vale-transporte), 98% das compras dos créditos dos 720 mil cartões são feitas pela internet.

Nas ruas, a população recebe a novidade com otimismo. A recepcionista Tânia Ovídio, 37, está esperançosa com a promessa de descentralização. “Se esse autoatendimento for ágil, tipo caixa eletrônico, vai ser ótimo, pois vai facilitar muito a vida dos passageiros”, afirma.

Urbana-PE, com informações do Jornal do Commercio – Caderno Cidades

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